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H&M surpreende com recuperação no 1º tri

Placeholder - loading - Loja da H&M em Pequim, China 24/03/2021 REUTERS/Florence Lo
Loja da H&M em Pequim, China 24/03/2021 REUTERS/Florence Lo
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Por Marie Mannes e Helen Reid

ESTOCOLMO (Reuters) - A H&M, segunda maior varejista de moda listada em bolsa do mundo, reportou um lucro operacional mais forte do que o esperado no primeiro trimestre, fazendo as ações dispararem mais de 14%, enquanto o presidente-executivo, Daniel Erver, disse que os consumidores gostaram das coleções de primavera da marca.

O grupo sueco tem lutado para manter a sua posição no setor de 'fast fashion', com a maior rival Zara expandindo o seu domínio e a varejista online Shein, fundada na China, que vende vestidos a 8 dólares e camisetas a 5 dólares, crescendo rapidamente.

Depois de tais rivais terem conquistado participação de mercado no ano passado, Erver, há menos de dois meses no cargo, disse que a empresa deve concentrar-se na sua clientela principal.

'Onde queremos estar focados em ser uma marca de moda confiável é nas clientes femininas mais jovens', disse ele numa entrevista à Reuters, acrescentando que as mulheres na faixa dos 20 e 30 anos são “tremendamente importantes” para a H&M.

Erver assumiu o cargo de presidente-executivo depois que Helena Helmersson saiu inesperadamente em janeiro, citando as intensas demandas do cargo que ocupou por quatro anos.

Nesta quarta-feira, Erver afirmou que a principal prioridade da empresa era aumentar as vendas, em um afastamento, bem recebido pelo mercado e pelos analistas, da ênfase anterior da H&M na rentabilidade.

'Isso é o que realmente faltou, especialmente no ano passado', disse Daniel Schmidt, analista do Danske Bank em Estocolmo. 'Desde que saímos da pandemia, as vendas têm se estabilizado, o que se destacou em relação aos concorrentes.'

A H&M registrou um lucro operacional trimestral de 2,08 bilhões de coroas (196 milhões de dólares), acima dos 725 milhões de um ano atrás, enquanto projeções compiladas pela LSEG apontavam 1,43 bilhão.

A queda de 2% nas vendas no primeiro trimestre foi menor do que o esperado pelos analistas, e as vendas no início do segundo trimestre aumentaram 2%, refletindo uma procura mais forte pelas suas roupas e acessórios. As coleções de primavera da H&M, com uma paleta de cores azul, branco e prata, têm sido populares entre os compradores, disse Erver.

Parte desse aumento nas vendas também é resultado de mais descontos no primeiro trimestre, com o varejista planejando mais descontos também neste trimestre, para atrair novos clientes e impulsionar compras mais frequentes, disse o executivo.

A H&M disse que está remodelando cerca de 250 lojas este ano, um 'aumento significativo' em comparação com o ano passado. Também planeja abrir cerca de 100 lojas, principalmente em mercados em crescimento, e fechar 160 lojas em mercados mais estabelecidos, à medida que diminui o número global de lojas.

(Reportagem de Marie Mannes em Estocolmo e Helen Reid em Londres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

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