Homens armados matam três turistas espanhóis no Afeganistão
Publicada em
Por Mohammad Yunus Yawar e Charlotte Greenfield e Ana Cantero
CABUL/MADRI/NOVA DÉLHI (Reuters) - Três turistas espanhóis foram mortos e pelo menos um espanhol ficou ferido em um ataque de homens armados na província de Bamyan, no centro do Afeganistão, informou nesta sexta-feira o Ministério das Relações Exteriores da Espanha.
Mais cedo, o porta-voz do Ministério do Interior do Taliban, Abdul Mateen Qaniee, disse que três turistas estrangeiros e um cidadão afegão foram mortos no ataque.
Quatro estrangeiros e três afegãos também ficaram feridos quando os homens armados abriram fogo, acrescentou. De acordo com ele, quatro pessoas foram presas.
A chancelaria espanhola informou que a unidade de emergência consular foi totalmente mobilizada e que as vítimas e suas famílias estão sendo assistidas.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, publicou na rede social X, dizendo estar 'chocado com a notícia do assassinato de turistas espanhóis no Afeganistão'. Ainda não estão claros os motivos do ataque.
A montanhosa Bamyan abriga patrimônios da humanidade pela Unesco e os restos de duas estátuas gigantes de Buda, explodidas pelo Taliban em seu governo anterior, em 2001.
Desde que assumiu o poder, em 2021, o Taliban prometeu restabelecer a segurança e tem incentivado um pequeno mas crescente número de turistas a entrar no país, e até vende ingressos para acesso às estátuas.
O ataque desta sexta-feira está entre os mais graves contra cidadãos estrangeiros desde que forças externas saíram do país e o Taliban retomou o controle, em 2021.
O Estado Islâmico reivindicou um ataque que feriu cidadãos chineses em um hotel popular entre empresários da China em Cabul, em 2022.
(Reportagem de Ana Cantero e David Latona em Madri, Mohammad Yunus Yawar em Cabul e Charlotte Greenfield em Nova Délhi)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO