Homens com mais fios brancos têm mais problemas cardiovasculares
Em pesquisa, homens com as artérias mais comprometidas, pressão alta e mais gordura corporal eram apontados como mais grisalhos.
Publicada em
Os primeiros cabelos brancos costumam anteceder a meia-idade nos homens e são parte do processo natural de envelhecimento. Entretanto, fios grisalhos que chegam mais cedo podem ser sinal de que a saúde não vai tão bem. É o que sugere um estudo conduzido na Universidade de Cairo, que relacionou a ocorrência de cabelos brancos com a incidência de problemas cardiovasculares.
Segundo a pesquisa, o processo biológico que torna os cabelos brancos é o mesmo que determina o surgimento de doenças como a aterosclerose – acúmulo de gordura e colesterol na parede das artérias.
Para identificar essa relação, a equipe estudou 545 homens adultos por meio de tomografia computadorizada. Os voluntários foram divididos em de acordo com os estados de suas artérias e o número de fios brancos que traziam na cabeça.
Homens com as artérias mais comprometidas, pressão alta e mais gordura corporal eram, via de regra, apontados como mais grisalhos. “O envelhecimento é um fator de risco para problemas circulatórios, e, associado a sinais dermatológicos, podem significar risco acentuado”, pontua Irini Samuel, uma das responsáveis pelo estudo.
Para a especialista, novas pesquisas em parceria com dermatologistas são necessárias. “É preciso um estudo maior, que envolva homens e mulheres, para confirmar a associação entre cabelos grisalhos e riscos de problemas cardiovasculares, em pacientes sem quaisquer outros fatores de risco”, completa.
A pesquisa foi apresentada na Eurovent 2017, evento promovido pela Associação Europeia de Cardiologia Preventiva, em Málaga, na Espanha.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO