Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Horário de verão não traz mais economia de energia, mas traz outros benefícios

De acordo com estudo do Ministério de Minas e Energia, a manutenção do horário diferenciado acontece por “questão cultural”.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Horário de verão não traz mais economia de energia, mas traz outros benefícios"
Ver comentários

Publicada em  

A mudança nos hábitos do consumidor e o avanço da tecnologia fizeram com que um dos principais objetivos do horário de verão se perdesse. Segundo um estudo do Ministério de Minas e Energia, a adoção da hora adiantada na estação mais quente do ano não resulta mais em economia de energia. A manutenção do horário de verão aconteceria por uma “questão cultural”.

“Em termos integralizados (dia e noite), o horário de verão não atendeu ao que se propôs – ou seja, não há relação direta com redução de consumo e demanda”, diz o estudo.

E a popularização dos aparelhos de ar condicionado é uma das principais razões dessa mudança. No estudo, técnicos do MME apontaram que a temperatura é o que mais influencia os hábitos do consumidor, e não a incidência da luz durante o dia.

Como o calor é mais intenso no fim da manhã e início da tarde, os picos de consumo são registrados atualmente nesse período. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de ponta ocorre entre 14h e 15h, e não mais entre 17h e 20h.

A economia de energia entre 17h e 20h ainda ocorre atualmente, mas é menor do que o aumento do consumo verificado durante as madrugadas por causa do uso do ar condicionado entre meia-noite e 7h.

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, afirmou que, para o governo, a aplicação do horário de verão se aproxima da neutralidade. “Mas, para a sociedade, para o trânsito, para a vida das pessoas, a impressão é de que o horário de verão traz mais benefícios”, afirmou.

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Eduardo Barata, salientou que o horário de verão não serve para reduzir o consumo de energia, e sim para diminuir a concentração da carga nos horários de pico. “Se não adotássemos mais o horário de verão, isso não seria um problema para o setor elétrico. Mas ele traz ganhos inegáveis para o setor de turismo e para a população”, disse.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Loading Spinner

Carregando...

  1. Home
  2. noticias
  3. horario de verao nao traz mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.