HSBC mira papel de liderança em venture capital e startups após onda de contratações
Publicada em
NOVA YORK (Reuters) - O HSBC quer se tornar um banco líder global para as empresas de venture capital (VC) e startups, após formar uma grande equipe de profissionais especializados em tecnologia e saúde nos Estados Unidos, em Hong Kong e em Israel, disse um executivo sênior.
O banco já realiza empréstimos de capital de risco para startups na Índia e também se concentrará em Cingapura, disse Michael Roberts, presidente-executivo do HSBC para os Estados Unidos e Américas, à Reuters.
O HSBC está intensificando sua atuação no mercado enquanto a atividade de VC está desacelerando devido à incerteza global nos mercados, na esteira do aperto monetário liderado pelo Federal Reserve.
No primeiro trimestre de 2023, o investimento global em VC ficou bem abaixo de 60 bilhões de dólares, abaixo do pico de mais de 200 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2022, segundo relatório da KPMG.
'De muitas formas, este é o melhor momento para nós estabelecermos essa iniciativa, porque teremos a oportunidade de crescer junto com essas empresas à medida que elas continuam crescendo', disse Roberts.
'Seremos capazes de atender desde as menores até as maiores, e faremos isso de uma maneira mais globalmente focada do que qualquer outro.'
O HSBC contratou 42 profissionais do Silicon Valley Bank, que colapsou em março, disse Roberts. O banco também recrutou mais de 20 profissionais do setor bancário em Israel e mais de uma dúzia em Hong Kong, com foco em capital de risco e startups.
Roberts disse que o negócio se concentrará na captação de depósitos, serviços bancários transacionais e empréstimos, em certa medida.
(Reportagem de Saeed Azhar)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO