Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Humanos são culpados por redução drástica de pássaros nos EUA e Canadá

Placeholder - loading - Voo de um pássaro ao pôr-do-sol no Lago Ontário, em Hamilton, Canadá  15/06/2017 REUTERS/Mark Blinch
Voo de um pássaro ao pôr-do-sol no Lago Ontário, em Hamilton, Canadá 15/06/2017 REUTERS/Mark Blinch
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) - De savanas a praias, de florestas a quintais, os pássaros estão desaparecendo em um ritmo alarmante nos Estados Unidos e no Canadá. A população de aves diminuiu em 29% desde 1970 e houve uma perda líquida de cerca de 2,9 bilhões de pássaros, alertaram cientistas nesta quinta-feira.

A culpa é das pessoas, disseram os pesquisadores, citando fatores como a perda generalizada de habitat e a degradação, o uso amplo de produtos químicos na agricultura para erradicar insetos vitais para a dieta de muitos pássaros e até gatos de estimação que saem à caça.

'Os pássaros estão em crise', disse Peter Marra, diretor da Iniciativa Georgetown de Meio Ambiente da Universidade Georgetown e coautor do estudo publicado no periódico científico Science.

'A mensagem a ser absorvida é que nossas descobertas se somam aos indícios crescentes de outros estudos que mostram declínios maciços de insetos, anfíbios e outros táxons, o que sinaliza uma crise ecológica generalizada', acrescentou Marra. 'Os pássaros são a quintessência dos indicadores da saúde ambiental, como os canários em minas de carvão, e estão nos dizendo que é urgente agirmos para fazermos com que nosso planeta possa continuar a sustentar a vida selvagem e as pessoas.'

A maior parte das perdas não aconteceu entre espécies raras, mas comuns, em quase todas as famílias de pássaros e em todos os habitats. Entre eles estão pardais, andorinhas, melros-pretos, tordos, tentilhões, mariquitas e cotovias do pardo.

Cerca de 90% da perda total ocorreu em somente 12 famílias de pássaros e 19 espécies de pássaros comuns, como o verdilhão de olho escuro, o quíscalo comum e os pardais domésticos. Cada uma destas espécies perdeu mais de 50 milhões de indivíduos.

Os pesquisadores acompanharam populações de 529 espécies usando décadas de contagem de pássaros feitas em terra, bem como dados de radar que reveleram declínios similares no volume de aves migratórias.

Os cientistas afirmam que outros estudos documentaram quedas preocupantes na população de aves em outras partes do mundo.

'Pássaros são um componente crítico de muitos ecossistemas. Eles servem de predadores e presas, dispersam sementes e fornecem serviços ao ecossistema como controle de pragas. Quando uma grande parcela da população é perdida, isso perturba toda a teia da vida, da qual todos dependemos', afirmou o líder da pesquisa, Ken Rosenberg, um cientista conservacionista do laboratório de ornitologia de Cornell.

Algumas espécies de pássaros mostraram ganhos. A proibição do pesticida DDT permitiu o ressurgimento de populações de espécies predadoras como a águia-de-cabeça-branca, disseram os pesquisadores. Políticas de gestão de fluxo de água, incluindo proteção e restauração de áreas de pântanos permitiram crescimento de populações de patos e gansos, acrescentaram os cientistas.

'Estes são importantes exemplos que mostram que podemos impactar positivamente as populações de aves', disse Rosenberg.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. humanos sao culpados por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.