Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ibovespa tem alta discreta com apoio de ação da B3, mas fiscal ainda preocupa

Placeholder - loading - Tela de cotações da B3 em São Paulo  6/7/2023  REUTERS/Amanda Perobelli
Tela de cotações da B3 em São Paulo 6/7/2023 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa tinha valorização modesta nesta segunda-feira, após duas quedas seguidas, com as ações da B3 entre os principais suportes positivos, mas o fôlego no pregão brasileiro permanecia frágil, uma vez que persistem preocupações com o cenário fiscal e a política monetária no país.

Por volta de 10h40, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,16%, a 124.813,69 pontos. O volume financeiro somava 1,38 bilhão de reais.

De acordo com o gerente de análises econômicas da Genial Investimentos, Yihao Lin, há pessimismo entre os investidores quanto à credibilidade das políticas fiscal e monetária.

Lin destacou que a dúvida se a nova diretoria do Banco Central, que toma posse em janeiro, irá perseguir a meta para a inflação, está no centro da queda dos preços dos ativos.

'Ao atacar as decisões do Copom, o PT e o governo apenas aumentam esta dúvida e, desta forma, confirmam a perda de credibilidade do Banco Central', avaliou.

Já a reação de governo e PT à queda dos preços dos ativos após o anúncio pacote fiscal, acrescentou Lin, sinaliza aos investidores que, apesar do projeto anunciado ter sido considerado fraco e insuficiente para estabilizar a dívida pública, nada mais forte será aprovado pelo governo.

Isso 'significa para os investidores que a relação dívida/PIB vai continuem crescendo a uma taxa insustentável', afirmou, citando que tal ambiente cria uma “bola de neve”.

'As decisões são consideradas insuficientes, os agentes reagem com venda dos ativos brasileiros, os preços caem, o governo reage negativamente, os investidores interpretam esta reação como indicativo de que nada mais forte será feito, e os preços dos ativos voltam a cair.'

DESTAQUES

- GPA ON disparava 12,24%, no segundo dia seguido co alta expressiva, em meio a ruídos de interesse do empresário Nelson Tanure no varejista alimentar dono da bandeira Pão de Açúcar. Procurado na sexta-feira, o GPA disse que não comentaria o assunto.

- B3 ON avançava 2,35% após estimar desembolsos totais de 2,84 bilhões a 3,22 bilhões de reais em 2025 e alavancagem financeira em até 2,1 vezes o Ebitda recorrente dos últimos 12 meses. A operadora da bolsa paulista também anunciou recompra de até 380 milhões de ações.

- REDE D'OR ON subia 1,9% tendo no radar anúncio de programa de recompra de até 30 milhões de ações com prazo de 12 meses e distribuição de 450 milhões de reais em juros sobre capital próprio (JCP).

- CCR ON perdia 1,03% após a companhia fechar acordo com a Invepar para comprar uma participação de 4,73% na concessionária do VLT Carioca, além de cessão dos direitos creditórios que possui em relação à companhia, conforme fato relevante ao mercado.

- MINERVA ON avançava 5,58%, com o setor de proteínas como um todo no azul. JBS ON subia 1,85%, BRF ON valorizava-se 1,22% e MARFRIG ON ganhava 3,67%.

- VALE ON perdia 0,2%, na quinta queda seguida, apesar da alta dos futuros do minério de ferro na China, com o retorno das esperanças de flexibilização monetária na segunda maior economia do mundo superando a demanda vacilante de curto prazo. O contrato mais negociado em Dalian subiu 0,5%.

- PETROBRAS PN mostrava acréscimo de 0,16% mesmo com a queda dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent perdia 0,63%.

- ITAÚ UNIBANCO PN cedia 0,22%, enquanto BANCO DO BRASIL ON tinha variação positiva de 0,08%, BRADESCO PN perdia 0,17% e SANTANDER BRASIL UNIT avançava 0,49%.

- ULTRA ON recuava 1,13%, após o conselho de administração do grupo de combustíveis e logística eleger o vice-presidente financeiro, Rodrigo Pizzinatto, para ocupar a presidência-executiva a partir de abril do próximo ano.

- ALPARGATAS PN caía 0,65%, com a segunda prévia do Ibovespa que passa a vigorar em 2025 mantendo as ações de fora da carteira.

- GRUPO SBF ON recuava 0,7%. Mais cedo, o grupo controlador da rede de lojas de artigos esportivos Centauro, anunciou programa de recompra de ações com duração de 18 meses.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ibovespa tem alta discreta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.