Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Illy Art Collection traz mensagem de paz pelas mãos de Mona Hatoum

A nova edição da illy Art Collection se baseia em abstrações do keffiyeh

Placeholder - loading - Divulgação
Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

A illycaffè apresentou nesta quarta-feira (13) sua nova coleção de xícaras e latas decoradas, desta vez assinadas pela palestina Mona Hatoum, reconhecida em nível internacional por sua obra artística e política.

A nova edição da illy Art Collection se baseia em abstrações do keffiyeh, o tradicional lenço usado por homens árabes e historicamente associado ao trabalho e à interconectividade humana.

"Sendo um blend 100% Arabica, o café illy me fez pensar no que poderia ser considerado um objeto ou símbolo 100% árabe. Pensei no keffiyeh, ao qual faço referências frequentes em minha obra artística, tanto diretamente quanto indiretamente", explicou Hatoum.

A nova coleção exibe dois tipos de padrões: o primeiro imita uma rede de pesca e está presente nos pires, enquanto o segundo, que decora as latas, caixas e xícaras, é baseado no desenho de ramos de oliveiras.

"O motivo de rede de pesca e seus nós são frequentemente vistos como mãos que se entrelaçam e, portanto, simbolizam a conexão entre as pessoas, enquanto o desenho de ramos de oliveira simboliza a paz. Não trata-se apenas de um belíssimo motivo abstrato, mas também tem interessantes significados simbólicos", declarou.

Já o CEO da illycaffè, Massimiliano Pogliani, disse que Hatoum é uma "artista sofisticada e atenta" e deu uma "interpretação autêntica ao projeto illy Art Collection". "Por meio de seu característico estilo geométrico, Hatoum representou a função social do café, um elixir que transformou a pausa do café em um ritual capaz de conectar o mundo", acrescentou.

Arte na vida cotidiana

Em entrevista à ANSA, Hatoum explicou que existe uma porção de simbolismos nos padrões do keffiyeh, como o sentido de coletividade transmitido pela rede de pesca ou a paz representada pelos ramos de oliveira.

"O keffiyeh também é associado à causa palestina, então seria interessante pensar em todas essas associações infiltrando-se em você ao tomar uma xícara de café pela manhã", disse a artista.

Segundo ela, a illy Art Collection acrescenta "prazer estético" ao ato de tomar café. "Gosto de pensar que as coisas ao seu redor podem te afetar em um nível subliminar", acrescentou Hatoum.

A coleção tem edição limitada e estará disponível a partir de dezembro nos canais de venda da illy no Brasil. (ANSA)

Escrito por ANSA

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. illy art collection traz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.