Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Implantes cerebrais devolvem voz a pacientes que perderam a fala

Testes foram divulgados pela revista Nature

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias | Crédito da imagem: Antena 1
Ver comentários

Publicada em  

A revista Nature publicou na última quarta-feira (23) dois estudos que mostram avanços no uso de implantes cerebrais para devolver a voz a pessoas que perderam a capacidade de falar.

Um grupo de cientistas da Universidade de Stanford testou a abordagem em uma paciente que possui esclerose lateral amiotrófica.

Ela teve quatro pequenos chips instalados no córtax cerebral. Os dispositivos registram sinais elétricos produzidos pela parte do cérebro ligada à linguagem. Esses sinais são interpretados por um algoritmo e associados a fonemas. A fala, então, se dá por meio de uma tela a um ritmo de mais de 60 palavras por minuto.

Já uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia acompanhou uma mulher de 47 anos que sofreu um derrame no tronco cerebral.

Ela teve eletrododos instalados no córtex cerebral e passou a se expressar com uma média de 78 palavras por minuto. Nesse caso, os aparelhos não só analisam sinais elétricos da parte do cérebro dedicada à linguagem, mas também os movimentos dos lábios, da língua e de outros músculos faciais.

A capacidade de fala ainda é inferior às 150 ou 200 palavras por minuto de alguém que não sofre de paralisia, mas representa um ritmo três vezes maior ao alcançado em outra experiência realizada em 2021.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. implantes cerebrais devolvem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.