Incêndio florestal na Califórnia alimentado por ventos do deserto força retirada de moradores
Publicada em
AGUANGA, Califórnia (Reuters) - Um incêndio florestal no sul da Califórnia, alimentado por ventos do deserto, queimou 890 hectares e provocou ordens de retirada para 4.000 pessoas no condado de Riverside, informaram autoridades nesta terça-feira.
O incêndio chamado 'Highland' quase dobrou de tamanho durante a noite, empurrado para o oeste pelos ventos de Santa Ana, um fenômeno sazonal quando o ar seco do deserto sopra em direção ao oceano, criando um risco de incêndio no sul da Califórnia.
O incêndio estava 0% contido na manhã de terça-feira, informou o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire).
As equipes do Cal Fire atacaram o incêndio com homens em terra e aeronaves lançando um retardante.
O Corpo de Bombeiros do Condado de Riverside ordenou a retirada de cerca de 4.000 pessoas, incluindo na pequena cidade de Aguanga, onde o incêndio começou na segunda-feira.
O incêndio representou uma ameaça contínua às estruturas, com várias estradas fechadas e ordens de retirada em vigor, informou o Cal Fire.
Até o momento, o sul da Califórnia teve um ano de incêndios moderados em 2023, após chuvas excepcionalmente fortes que incluíram a primeira tempestade tropical a atingir áreas densamente povoadas do Estado em 84 anos.
(Reportagem de Mike Blake em Aguanga e Daniel Trotta em Carlsbad, Califórnia)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO