Inda estima alta de 1,5% em vendas de distribuidores de aços planos em 2025
Publicada em
Atualizada em
SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de distribuidores de aços planos brasileiros devem crescer 1,5% no próximo ano, de acordo com estimativa divulgada nesta quinta-feira pelo Inda, que representa o setor, o que deve representar uma melhora frente à performance apurada em 2024.
A expectativa de alta de vendas no próximo ano ocorre diante de uma expectativa de queda nas importações, pressionadas pela desvalorização do câmbio e medidas de defesa comercial adotadas pelo país e que devem ser reforçadas, segundo expectativa da indústria, por conclusões de processos antidumping pelo governo federal no início do ano.
O presidente do Inda, Carlos Loureiro, afirmou em apresentação a jornalistas que as siderúrgicas programam alta de 7% a 7,5%, em média, nos preços de todos os aços planos a partir de janeiro.
Em novembro, as vendas de aços planos por distribuidores somaram 296,8 mil toneladas, queda de 9,6% ano a ano, enquanto as compras somaram 295,6 mil toneladas, recuo de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Na base mensal, caíram 15,1% e 17,1%, respectivamente.
As importações encerraram com declínio de 2,8% ano a ano, com volume total de 206,1 mil toneladas no mês passado. Em relação a outubro, houve queda de 25,4%.
O giro de estoque em novembro fechou em 3,3 meses.
Para dezembro de 2024, a expectativa do Instituto Nacional do Distribuidores de Aço (Inda) é de que as compras e vendas tenham uma queda de 20% em relação a novembro.
(Por Paula Arend Laier)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO