Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Inflação deu 'galopada', mas vamos trazê-la para baixo, diz Haddad

Placeholder - loading - Ministro Fernando Haddad 18/03/2025  REUTERS/Adriano Machado

Ministro Fernando Haddad 18/03/2025 REUTERS/Adriano Machado

Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A inflação brasileira 'deu uma galopada', mas será controlada, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta sexta-feira, após dados mostrarem que a alta dos preços desacelerou em março frente ao mês anterior, mas aumentou no acumulado em 12 meses.

'Ela deu uma galopada, vamos trazer já para baixo para não ter susto', disse em entrevista à Rádio BandNews FM, após afirmar que o governo está cuidando do tema para evitar a aceleração da inflação observada na gestão do presidente Jair Bolsonaro, quando ultrapassou 10% sob influência da pandemia de Covid-19.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo subiu 0,56% em março, depois de uma alta de 1,31% em fevereiro, mostraram dados do IBGE nesta sexta-feira, mas os preços de alimentos continuaram a pesar no bolso dos consumidores, levando a inflação acumulada em 12 meses a quase 5,5% mesmo diante do aperto monetário realizado pelo BC.

A meta contínua para a inflação é 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

Na entrevista, Haddad ressaltou que o governo adotou medidas de ajuste fiscal enquanto o Banco Central fez seu trabalho na política monetária, dois movimentos que colaboram para o arrefecimento da inflação.

O ministro negou que novas medidas do governo tenham o objetivo de acelerar a atividade enquanto o BC busca uma desaceleração para frear a alta de preços no país.

Ele voltou a argumentar que o novo sistema para liberação de crédito consignado a trabalhadores privados não é destinado a estimular o consumo, e sim fazer com que endividados troquem dívidas caras por débitos com juros mais baixos.

Haddad ainda defendeu a aprovação do projeto de reforma do IR apresentado pelo governo, que isenta quem ganha até R$5 mil por mês e cria uma taxação mínima para pessoas de alta renda, argumentando que a proposta tem elevado apoio popular.

O ministro afirmou que há um acordo com lideranças do Congresso para que o projeto mantenha o equilíbrio fiscal, defendendo também a premissa da medida de combater a desigualdade.

'Somos a favor do equilíbrio das contas públicas, mas somos a favor de que quem não contribui passe a contribuir para ajustar as contas', disse.

GUERRA COMERCIAL

Em meio à guerra comercial aberta pelos Estados Unidos, o ministro afirmou que o Brasil tem capacidade de enfrentar qualquer situação externa adversa com condições de superá-la, destacando que o país tem um colchão de proteção para se defender de turbulências.

Haddad afirmou não acreditar que o Brasil sofrerá queda do PIB como consequência da crise externa. 'Nós podemos, eventualmente, ter algum impacto, mas a economia brasileira segue saudável', disse.

Apesar da redução de tarifas recíprocas por 90 dias anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Haddad afirmou que o cenário ainda não se estabilizou.

“Vamos ver se Trump agora começa a conversar um pouco mais com as pessoas até para evitar essas idas e vindas”, disse, após avaliar que o recuo na elevação de tarifas ocorreu por pressão de aliados de Trump e empresários.

(Por Bernardo Caram, reportagem adicional de Victor Borges)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. inflacao deu galopada mas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.