Inmet emite alerta de baixa umidade do ar
Índice deve ficar entre 20% e 30% em grande parte do Brasil
Publicada em
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (18) um alerta de baixa umidade relativa do ar para grande do Brasil.
A previsão é de que até à,s 22h de quinta-feira (21), Goiás, Tocantins, Piauí, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas registrem índices entre 20% e 30%.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, o estado é considerado de atenção, o que demanda cuidados como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente e manter a hidratação.
Quando a umidade fica entre 20% e 12%, o estado é de alerta. Nesse caso, é recomendado evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h e aglomerações em ambientes fechados, além de usar soro fisiológico nos olhos e narinas.
Abaixo de 12%, o estado é de emergência, quando qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h deve ser interrompida.
O tempo seco causa ardência nas vistas, desconforto no nariz e ressecamento da pele. O clima também favorece crises alérgicas e o agravamento de doenças respiratórias.
Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO