Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Intestino pode ser considerado o segundo cérebro

Especialistas revelam certas especificidades relativas ao importante órgão

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Intestino pode ser considerado o segundo cérebro"
Ver comentários

Publicada em  

De acordo com publicação da rede BBC da Espanha, o intestino é chamado de segundo cérebro. Especialistas apontam que o órgão se diferencia de outras partes do organismo, pois pode funcionar sozinho. Tem autonomia para tomar decisões, por exemplo. De modo que não necessita das ordens do cérebro. Aliás, ele tem mais neurônios do que a espinha dorsal e atua independentemente do sistema nervoso central.

Tal parte do corpo é capaz de influenciar, até mesmo, no bem-estar geral do ser humano.

Dessa forma, fica evidente que os médicos cada vez mais estão compreendendo a importante função do sistema digestivo, a qual vai muito além de somente processar a comida ingerida.

Aliás, os profissionais da saúde estão realizando inúmeras pesquisas para averiguar se o órgão poderia ser usado, de alguma forma, para o tratamento de doenças mentais e do sistema imunológico.


A seguir, veja mais informações curiosas:

Imunidade

Primeiramente, é importante destacar que 70% das células do sistema imune de um indivíduo vivem no intestino. Segundo a doutora Rossi, por conta disso a saúde do órgão é uma questão chave para a imunidade de alguém.

Inclusive, estudos recentes apontam: é provável que quem tem problemas intestinais, seja mais suscetível a certas doenças comuns, como a gripe.

Saúde mental

Esse integrante do organismo humano está relacionado, também, aos níveis de estresse e ao estado de ânimo.

De acordo com Rossi, quem possui algum incômodo de origem intestinal deve observar o nível de estresse que tem.

A expert recomenda a seus pacientes, nesse caso, que façam 15 ou 20 minutos de meditação para aliviar a irritação. Após realizar a prática diariamente por 4 semanas, os sintomas podem melhorar. Ou seja, em resumo tentar se ‘desestressar’ é algo de extrema relevância.

Outro quesito importante é que a maioria de um neurotransmissor do corpo, a serotonina, está no trato gastrointestinal, cerca de 80% ou 90%. Podendo influenciar em funções do organismo, como o peristaltismo intestinal, e estar relacionado à transtornos psiquiátricos. A sua concentração pode ser diminuída por conta do estresse, além disso, é possível que influencie no estado de ânimo, na ansiedade e na felicidade.

Inúmeras pesquisas feitas com humanos e animais vêm mostrando que há diferenças no microbioma intestinal daqueles que sofrem com transtornos mentais, como a depressão.


Por conta desses fatores, a comunidade científica está se debruçando no estudo do órgão e como ele pode se vincular à saúde mental.

Sensibilidade aguçada

A especialista Megan Rossi coloca em pauta algo bem curioso: Quando alguém sente medo de um alimento é sinal que ele te fará mal, podendo desencadear em problemas intestinais. Ela afirma que há estudos recentes que sugerem isso.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. intestino pode ser …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.