Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

IPCA-15 tem menor nível para junho em 13 anos com deflação de alimentos

Placeholder - loading - Consumidores fazem compras em mercado no Rio de Janeiro 09/05/2017 REUTERS/Ricardo Moraes
Consumidores fazem compras em mercado no Rio de Janeiro 09/05/2017 REUTERS/Ricardo Moraes
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços de alimentos registraram deflação e a prévia da inflação oficial brasileira desacelerou a alta ao menor nível para junho em 13 anos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) teve em junho variação positiva de 0,06%, sobre avanço em maio de 0,35%, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse foi o resultado mais baixo para o mês desde a queda de 0,15% em 2006 e igualou a expectativa de economistas em pesquisa da Reuters. Também é a taxa mais fraca desde dezembro de 2018 (-0,12%)

Nos 12 meses até junho, a alta do IPCA-15 passou a ser de 3,84%, após acumular avanço de 4,93% até maio, também igualando a expectativa.

O resultado mostra que o índice foi abaixo da meta oficial de inflação do governo para 2019, de 4,25 por cento pelo IPCA, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, após dois meses em patamar acima.

No mês, os dados do IBGE mostram que o grupo Alimentação e bebidas exerceu o mais forte impacto negativo ao recuar 0,64%, depois de estabilidade em maio.

A alimentação no domicílio foi o destaque com recuo nos preços de 0,82%, com deflação do feijão-carioca (-14,99%), tomate (-13,43%), feijão-mulatinho (-11,48%), batata-inglesa (-11,30%), feijão-preto (-8,84%) e frutas (-5,25%).

Os combustíveis também ajudaram a aliviar o IPCA-15 com queda de 0,67% após subirem 3,30% no mês anterior. A gasolina desacelerou a alta a 0,10% em junho, enquanto os preços do etanol recuaram 4,57%.

Por outro lado, a maior alta foi vista em Saúde e cuidados pessoais, de 0,58%, embora tenha desacelerado sobre a taxa de 1,01% de maio, com a desaceleração do avanço dos preços dos remédios para 0,15%.

O grupo Habitação registrou avanço nos preços de 0,52% em junho, de 0,55% antes, em meio ao alívio nas contas de energia elétrica com a retomada da bandeira verde. Os preços da energia passaram a subir 0,64%, de 0,72% em maio.

Na semana passada, o BC manteve a taxa básica de juros Selic em 6,5% e destacou que o risco relacionado à agenda de reformas é preponderante, o que pede manutenção do juro básico no atual patamar.

Nesta terça-feira, em ata o BC reconheceu a melhora do balanço de riscos para a inflação entre o começo de maio e meados de junho, mas ainda apontou riscos do lado da agenda de reformas, vendo que a economia deve ficar perto da estabilidade no segundo trimestre.

A mais recente pesquisa Focus realizada pelo BC junto a uma centena de economistas aponta que a expectativa para a inflação neste ano é de 3,82%, com 3,95% em 2020.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ipca 15 tem menor nivel para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.