Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Alta do IPCA acelera a 0,19%, mas tem menor julho em 5 anos

Placeholder - loading - 01/06/2018 REUTERS/Leonardo Benassatto - RC1D07E35B90
01/06/2018 REUTERS/Leonardo Benassatto - RC1D07E35B90
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A inflação oficial do Brasil acelerou em julho sob o peso da energia elétrica, mas ainda assim foi o resultado mais baixo para o mês em cinco anos e permanece em níveis confortáveis para o Banco Central continuar reduzindo os juros à frente.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,19% em julho, após variação positiva de 0,01% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

Este é o resultado mais fraco para o mês desde 2014, quando foi registrada inflação de 0,01%.

'Há de se lembrar que o poder de compra das pessoas continua apertado e comprometido. O endividamento segue alto e a inserção no mercado de trabalho não estimula muito o consumo', destacou o economista do IBGE Fernando Gonçalves.

Nos 12 meses até julho, o IPCA passou a acumular alta de 3,22%, sobre 3,37% no mês anterior, no menor nível desde maio de 2018 e permanecendo bem abaixo da meta para este ano de 4,25% com variação de 1,5 ponto percentual.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de avanço de 0,24% na base mensal, acumulando em 12 meses alta de 3,28%.

O destaque no mês foi o grupo Habitação, com impacto de 0,19 ponto percentual ao subir 1,20%, sobre variação positiva de 0,07% em junho. O peso maior foi da energia elétrica, com as contas de luz subindo 4,48%.

'Houve uma forte pressão da energia elétrica agora e isso já está virando um padrão, algo sazonal. Escolas em fevereiro e energia no meio do ano', disse Gonçalves.

Já o grupo Alimentação e bebidas, com importante influência nos bolsos dos consumidores, teve variação positiva de 0,01% em julho, depois de recuar 0,25% no mês anterior.

Por outro lado, Vestuário (-0,52%), Saúde e cuidados pessoais (-0,20%) e Transportes (-0,17%) apresentaram deflação em julho.

O BC reduziu neste mês a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, à nova mínima histórica de 6% ao ano, e indicou que o processo de afrouxamento poderá seguir adiante em meio à fraqueza econômica, inflação bem comportada, melhora no ambiente externo e avanço da reforma da Previdência.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: A TRAJETÓRIA DE UMA ARTISTA COMPLETA E AUTÊNTICA

LADY GAGA: A TRAJETÓRIA DE UMA ARTISTA COMPLETA E AUTÊNTICA

Além de todos os diferenciais que fazem de Lady Gaga uma artista incomparável — como a fusão entre performance e música, o ativismo social e a versatilidade de estilos — é essencial compreender que por trás da figura icônica existe uma trajetória pessoal e profissional marcada por disciplina, estudo e superação.

Stefani Joanne Angelina Germanotta não nasceu Lady Gaga: ela se tornou Lady Gaga por meio de uma formação sólida, experiências desafiadoras e uma profunda dedicação à arte. Essa jornada de autoconstrução é parte fundamental do seu impacto cultural.

Raízes Musicais e Formação Acadêmica

Nascida em 28 de março de 1986, em Nova York, Stefani começou a tocar piano aos 4 anos de idade. Incentivada pela mãe, mergulhou na música clássica ainda na infância. Seu talento precoce foi lapidado ao longo dos anos com aulas formais de canto, composição e teoria musical.

Aos 17, foi aceita na prestigiosa Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York, onde estudou música e teatro. Lá, não apenas aprimorou sua técnica, como também desenvolveu uma visão artística mais complexa e conceitual sobre o entretenimento.

Explosão Pop e Reinvenção Jazzística

Antes da fama, Gaga percorreu o underground nova-iorquino, apresentando-se em clubes com músicas autorais e performances provocativas. Essa fase a fortaleceu emocionalmente e refinou sua autenticidade criativa. Com o lançamento do álbum The Fame (2008), sua estética ousada e musicalidade refinada rapidamente conquistaram o mundo.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ipca sobe 019 em julho diz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.