Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

IPCA tem maior alta em quase 3 anos em fevereiro com aumento de energia elétrica

Placeholder - loading - Linhas de transmissão de energia em Brasília 06/06/2022. REUTERS/Ueslei Marcelino
Linhas de transmissão de energia em Brasília 06/06/2022. REUTERS/Ueslei Marcelino
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A inflação no Brasil acelerou com força no Brasil em fevereiro e atingiu o maior nível em quase três anos diante do aumento dos preços da energia elétrica, levando a taxa em 12 meses acima de 5% às vésperas de nova decisão de política monetária do Banco Central.

Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,31%, depois de avançar 0,16% em janeiro, resultado que ficou em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 1,30%.

Esta é a taxa mensal mais elevada desde março de 2022 (1,62%), e o resultado mais forte para um mês de fevereiro desde 2003 (1,57%).

Os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram ainda que a alta do IPCA nos 12 meses até fevereiro chegou a 5,06%, de 4,56% no mês anterior.

É a primeira vez que a taxa em 12 meses fica acima de 5% desde setembro de 2023 (5,19%), indo mais além do teto da meta oficial -- 3,0% com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 5,05%%.

A maior influência no resultado de fevereiro foi exercida pelo aumento de 16,80% na energia elétrica residencial devido ao fim da incorporação do bônus de Itaipu ----composto pelo saldo positivo registrado na conta de comercialização da energia da usina hidrelétrica binacional e que concedeu descontos em faturas no mês de janeiro.

Com isso, os custos do grupo Habitação passaram de uma queda de 3,08% em janeiro para alta de 4,44% em fevereiro. Sem o resultado de energia, o IPCA teria subido 0,78%.

EDUCAÇÃO, ALIMENTOS E COMBUSTÍVEIS

O IBGE destacou ainda que cerca de 92% do resultado de fevereiro girou em torno de quatro dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados: Habitação, Educação, Alimentação e bebidas e Transportes.

A maior variação foi registrada por Educação, com alta de 4,70%, devido aos reajustes sazonais nas mensalidades escolares no início do ano letivo -- ensino fundamental teve alta de 7,51%, ensino médio subiu 7,27% e pré-escola avançou 7,02%.

Os preços de Alimentação e Bebidas, fonte de preocupação para o governo, subiram 0,70% em fevereiro, com destaque para ovo de galinha (15,39%) e café moído (10,77%). Somente o café acumula alta de 20,25% nos dois primeiros meses do ano.

'O café, com problemas na safra, está em trajetória de alta desde janeiro de 2024. Já o aumento do ovo se justifica pela alta na exportação, após problemas relacionados à gripe aviária nos Estados Unidos, e, também, pela maior demanda devido à volta às aulas. Além disso, o calor prejudica a produção, reduzindo a oferta”, explicou Fernando Gonçalves, gerente do IPCA no IBGE.

O grupo Transportes, por sua vez, avançou 0,61%, com o reajuste no ICMS influenciando o aumento de 2,89% nos combustíveis: óleo diesel (4,35%), etanol (3,62%) e gasolina (2,78%).

A inflação de serviços acelerou ligeiramente a alta a 0,82% em fevereiro, de 0,78% em janeiro, chegando a 5,32% em 12 meses.

O índice de difusão, que mostra o espalhamento das variações de preços, teve em fevereiro queda a 61%, de 65% no mês anterior.

O BC volta a se reunir para deliberar sobre a taxa básica de juros em 18 e 19 de março. No final de janeiro, a autarquia elevou a Selic, como indicado, em 1 ponto percentual, a 13,25% ao ano, e manteve a orientação de mais uma alta equivalente em março, deixando os passos seguintes em aberto.

'Mesmo com uma alta probabilidade de mais um aumento em maio, vemos o cenário ainda muito incerto, o que tornaria prudente o Copom não se comprometer, neste momento, com nenhuma trajetória futura de política monetária', disse André Valério, economista sênior do Inter.

Movimentos futuros podem depender ainda de uma série de fatores que vêm mantendo o alerta elevado em relação à inflação, como mercado de trabalho ainda robusto, fortalecimento do dólar e as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A última pesquisa Focus mostra que a expectativa de especialistas é de que a inflação termine este ano a 5,68%, com a Selic a 15,0%.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

4 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ipca sobe 131 em fevereiro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.