Ipec: Lula vai a 48% e Bolsonaro fica estável em 31%
Publicada em
(Reuters) - A menos de uma semana do primeiro turno das eleições, nova pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma oscilação positiva de 1 ponto percentual, passando a 48% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável com 31%.
O levantamento anterior, divulgado há uma semana, trazia o petista com 47% e o candidato à reeleição com 31%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Na reta final da campanha, Lula busca o voto útil para conseguir liquidar a eleição já no primeiro turno, enquanto Bolsonaro trabalha para garantir que o pleito seja decidido somente na segunda rodada de votação.
Considerando apenas os votos válidos, quando são descartados os brancos e nulos, o Ipec apontou a possibilidade de Lula garantir sua eleição no próximo domingo. O petista conta com 52% dos votos válidos, repetindo o mesmo patamar da semana passada.
A pesquisa avaliou também um possível cenário de segundo turno e apontou que o petista venceria a disputa com uma vantagem de 19 pontos percentuais, também a mesma diferença de uma semana atrás. O placar, de 54% a 35%, também é o mesmo da sondagem anterior.
Liderado por ex-integrantes do Ibope Inteligência, o Ipec entrevistou 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro.
(Por Alexandre Caverni)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO