Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irã busca ajuda para ler caixas-pretas de avião abatido

Placeholder - loading - Caixões de quatro iranianos mortos em queda de avião da Ucrânia 16/01/2020 Abdolrahman Rafati/Tasnim News Agency/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Caixões de quatro iranianos mortos em queda de avião da Ucrânia 16/01/2020 Abdolrahman Rafati/Tasnim News Agency/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Alexander Cornwell e Babak Dehghanpisheh

DUBAI (Reuters) - O Irã afirmou ter pedido equipamentos a autoridades de Estados Unidos e França para baixar informações das caixas-pretas de um avião ucraniano abatido por engano, possivelmente irritando países que desejam que os gravadores sejam analisados ??no exterior.

O Canadá, com 57 cidadãos entre as 176 pessoas mortas no acidente, disse que a França deveria analisar os dados de voo e os gravadores de voz, uma vez que é uma das poucas nações com capacidade. A Ucrânia quer que os gravadores sejam enviados para o país.

O Boeing 737, construído nos EUA, da Ukraine International Airlines, foi derrubado por engano em 8 de janeiro.

O Irã, já envolvido em um impasse de longa data com os Estados Unidos por causa de seu programa nuclear, e que neste mês trocou ataques militares com os EUA, tem dado sinais diferentes sobre se entregaria os gravadores.

Um funcionário da aviação iraniana declarou no sábado que as caixas-pretas seriam enviadas para a Ucrânia, mas voltou atrás um dia depois, dizendo que seriam analisadas ??em casa.

Um atraso adicional em enviá-las para o exterior provavelmente aumentará a pressão internacional sobre o Irã, cujas forças militares disseram ter derrubado o avião por engano enquanto estavam em alerta máximo nas horas tensas depois que o Irã disparou mísseis contra alvos dos EUA no Iraque.

O Irã, que levou vários dias para reconhecer sua responsabilidade na queda do avião e enfrentou protestos de rua no país por isso, lançou mísseis contra alvos dos EUA em resposta a um ataque de drone norte-americano que matou um dos principais comandantes iranianos em 3 de janeiro.

'Se os suprimentos e equipamentos adequados forem fornecidos, as informações podem ser retiradas e reconstruídas em um curto período de tempo', disse a Organização de Aviação Civil do Irã em seu segundo relatório preliminar sobre o desastre divulgado na segunda-feira.

Seu relatório inicial foi divulgado apenas 24 horas após o incidente, antes que os militares do Irã reconhecessem seu papel.

Uma lista de equipamentos que o Irã precisa foi enviada à agência francesa de acidentes BEA e ao Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, informou o órgão de aviação iraniano.

'Até agora, esses países não deram uma resposta positiva ao envio do equipamento para o Irã', afirmou.

Desde o desastre do avião, o chefe judiciário do Irã, Ebrahim Raisi, tem dito que uma indenização deverá ser paga às famílias das vítimas, muitas das quais eram iranianas ou com dupla nacionalidade.

(Reportagem de Alexander Cornwell e Babak Dehghanpisheh)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ira busca ajuda para ler …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.