Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irã considera 'alarmante' acusação dos EUA de que país atacou navios-tanques

Placeholder - loading - Navio petroleiro em chama no Golfo de Omã 13/06/2019 ISNA/via REUTERS
Navio petroleiro em chama no Golfo de Omã 13/06/2019 ISNA/via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Parisa Hafezi e Maher Chmaytelli

DUBAI (Reuters) - O Irã disse nesta sexta-feira que é alarmante e errado os Estados Unidos culparem Teerã por ataques contra dois navios-tanques na entrada do Golfo Pérsico, depois de um incidente que provocou temores de um novo confronto na rota vital de transporte de petróleo.

Os EUA divulgaram um vídeo que disse mostrar que a Guarda Revolucionária do Irã esteve por trás dos ataques de quinta-feira perto do Estreito de Hormuz contra o norueguês Front Altair, que pegou fogo, e o japonês Kokuka Courageous.

As duas embarcações estavam à deriva no Golfo de Omã nesta sexta-feira, depois que suas tripulações as abandonaram devido aos ataques, que causaram um salto nos preços do petróleo.

Um incêndio que irrompeu no Front Altair, que transporta um carregamento de nafta, uma matéria-prima petroquímica, foi apagado, disse o proprietário.

Cerca de um quinto do petróleo consumido globalmente passa pelo Estreito de Hormuz, enviado por produtores de energia do Golfo, inclusive a Arábia Saudita, a maior exportadora mundial de petróleo cru.

Os militares dos EUA disseram que um vídeo em preto e branco filmado de uma aeronave norte-americana mostrou membros da Guarda se aproximando do Kokuka Courageous em um barco de patrulha depois de explosões atingirem as duas embarcações e removendo uma mina-lapa que não explodiu do casco.

'A avaliação do governo dos Estados Unidos é que a República Islâmica do Irã é responsável pelos ataques que ocorreram no Golfo de Omã', disse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, aos repórteres.

Ele disse que a avaliação se baseou em inteligência, nas armas usadas, na especialização exigida e em ataques recentes semelhantes.

Os EUA culparam o Irã ou representantes por ataques que danificaram quatro navios-tanques na mesma área em 12 de maio, dizendo ainda que Teerã esteve por trás dos ataques de drone de 14 de maio contra duas estações de bombeamento de petróleo sauditas. Teerã negou todas as acusações.

'Estas acusações são alarmantes', disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Abbas Mousavi, acrescentando que culpar o Irã pelos ataques de quinta-feira é 'a forma mais simples e conveniente para Pompeo e outras autoridades dos EUA'.

Teerã também disse que os EUA e aliados regionais, como os rivais iranianos Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, estão 'instigando a guerra' ao fazer tais alegações.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ira considera alarmante …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.