Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Iraque ordena perseguição de autores de ataques a bases militares

Placeholder - loading - Primeiro-ministro do Iraque Mohammed Shia Al Sudani   22/9/2023   REUTERS/Brendan McDermid
Primeiro-ministro do Iraque Mohammed Shia Al Sudani 22/9/2023 REUTERS/Brendan McDermid

Publicada em  

Por Ahmed Rasheed

BAGDÁ (Reuters) - O primeiro-ministro do Iraque, Mohammed al-Sudani, tem ordenado que as forças de segurança do país persigam os autores de ataques a bases militares que hospedam conselheiros internacionais, disse um porta-voz militar do governo nesta segunda-feira.

O anúncio foi feito após um recente aumento nos ataques com foguetes e drones contra bases militares iraquianas que abrigam forças dos Estados Unidos e de outros aliados internacionais.

'Ataques que têm como alvo bases iraquianas que abrigam conselheiros da coalizão internacional no Iraque são inaceitáveis. Eles estão aqui a convite do governo', disse o porta-voz do premiê iraquiano.

Três bases militares foram atacadas por foguetes Katyusha e drones em menos de uma semana, incluindo Ain al-Asad, no oeste do Iraque, uma base militar próxima ao aeroporto internacional de Bagdá e Harir, na cidade de Erbil, no norte do Iraque.

Autoridades de segurança iraquianas afirmam que o primeiro-ministro ordenou a intensificação de 'medidas preventivas de segurança' para evitar novos ataques às três bases militares iraquianas que abrigam as forças dos EUA e outras forças internacionais.

Grupos armados iraquianos alinhados com o Irã ameaçaram atacar os interesses norte-americanos com mísseis e drones se Washington intervir para apoiar Israel na guerra contra o grupo militante palestino Hamas, em Gaza.

O Departamento de Estado dos EUA disse no domingo que cidadãos norte-americanos não devem viajar para o Iraque após os recentes ataques contra as tropas do país na região.

Os EUA têm 2.500 soldados no Iraque e mais 900 na vizinha Síria, em uma missão para aconselhar e ajudar as forças locais no combate ao Estado Islâmico, que em 2014 tomou grande parte do território em ambos os países.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. iraque ordena perseguicao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.