Israel deve votar orçamento de guerra para 2024 nesta semana, diz ministro
Publicada em
JERUSALÉM (Reuters) - O gabinete ministerial de Israel deve aprovar um orçamento de guerra para 2024 na quinta-feira, disse o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, neste domingo, após os ministros aprovarem 2,5 bilhões de dólares em apoio financeiro para reservistas militares.
'O Estado de Israel coloca os reservistas e as suas famílias no centro e esta é a âncora do orçamento para 2024 que entregaremos neste fim de semana', disse Smotrich em declaração conjunta com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Yoav Gallant.
No ano passado, Israel aprovou um orçamento de dois anos para 2023 e 2024, mas a guerra contra o Hamas em Gaza abalou as finanças, exigindo alterações orçamentais e despesas adicionais.
Em dezembro, o Parlamento aprovou um orçamento especial de guerra para 2023 de mais de 8 bilhões de dólares para ajudar no financiamento da guerra e para compensar pessoas afetadas pelos ataques do Hamas em 7 de outubro que desencadearam o conflito.
O porta-voz de Smotrich informou que a votação do orçamento provavelmente ocorreria na quinta-feira, mas não forneceu detalhes.
O Ministério das Finanças afirmou que a guerra custará provavelmente pelo menos cerca de 13,6 bilhões de dólares a mais em 2024 e seu déficit será quase triplicado para cerca de 6% do PIB, levando-se em conta projeção de que os combates irão durar até fevereiro.
O Banco de Israel fez um apelo ao governo que controle as despesas não relacionadas à guerra de forma a equilibrar as despesas adicionais de defesa e internas, dizendo que uma política fiscal mais flexível poderá abrandar o ritmo das reduções das taxas de juro.
(Reportagem de Steven Scheer)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO