Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Israel diz que atendeu maior parte das demandas humanitárias dos EUA em Gaza

Placeholder - loading - Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, gesticula enquanto caminha com o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, na passagem de fronteira de Kerem Shalom, em Israel 01/05/2024 REUTERS/Evely
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, gesticula enquanto caminha com o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, na passagem de fronteira de Kerem Shalom, em Israel 01/05/2024 REUTERS/Evely

Publicada em  

Por Emily Rose

JERUSALÉM (Reuters) - Israel afirmou nesta segunda-feira que atendeu a maior parte das demandas feitas pelos EUA para a melhoria das condições humanitárias em Gaza, mas que ainda trabalha em alguns dos itens, conforme o prazo para melhorar a situação ou enfrentar potencial restrição da ajuda norte-americana se aproxima do fim.

Há uma série de itens que permanecem em discussão por envolver questões de segurança, disse um funcionário israelense a repórteres. Mas ele afirmou que a maioria das questões havia sido resolvida.

Entre as demandas dos EUA que Israel parece ter se recusado a atender está a permissão de entrada de 50 a 100 caminhões comerciais por dia em Gaza.

O funcionário disse que a atividade comercial havia sido interrompida porque o Hamas estava controlando os comerciantes. As restrições à entrada de contêineres fechados também não seriam levantadas devido a riscos de segurança, disse ele.

Os EUA disseram em uma carta de 13 de outubro, que Israel deve tomar medidas para melhorar a situação da ajuda a Gaza em 30 dias, com terça-feira como prazo final.

Na semana passada, o Departamento de Estado dos EUA disse que Israel havia tomado algumas medidas, mas que até o momento não tinha conseguido reverter significativamente a situação humanitária.

Na semana passada, um comitê de especialistas globais em segurança alimentar alertou para uma forte probabilidade de que a fome seja iminente em certas áreas do norte de Gaza, uma alegação que Israel rejeitou categoricamente.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. israel diz que atendeu maior …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.