Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Jack Ma, do Alibaba, volta à cena com memorando a funcionários

Placeholder - loading - Jack Ma, cofundador do Alibaba Group, na Conferência Mundial de Inteligência Artificial (WAIC) em Xangai, China 17/09/2018 REUTERS/Aly Song
Jack Ma, cofundador do Alibaba Group, na Conferência Mundial de Inteligência Artificial (WAIC) em Xangai, China 17/09/2018 REUTERS/Aly Song
Ver comentários

Publicada em  

Por Casey Hall

XANGAI (Reuters) - O cofundador do Alibaba Jack Ma escreveu um longo memorando aos funcionários expressando apoio aos esforços de reestruturação da gigante da internet, uma atitude rara do bilionário depois de passar os últimos anos fora dos holofotes.

As ações do Alibaba listadas em Hong Kong subiram 5% após a publicação.

A publicação do texto em um fórum interno da empresa ocorre um ano depois que o Alibaba anunciou sua decisão de se dividir em seis unidades – a maior mudança em seus 25 anos de história.

Desde então, a empresa passou por um período tumultuado, colocando um novo presidente-executivo, anunciando e depois abandonando as listagens de suas unidades de nuvem e logística.

Ao mesmo tempo, perdeu terreno no comércio eletrônico para rivais de baixo custo, como a PDD Holdings e Douyin, que pertence à ByteDance.

No post, que tinha aproximadamente uma página, Ma elogiou a liderança do CEO Eddie Wu e do presidente Joe Tsai. Também disse que a cisão em seis divisões ajudou a agilizar a tomada de decisões, tornando o Alibaba mais ágil e focado no cliente.

Ele acrescentou que o Alibaba cometeu muitos erros no passado.

'Devemos não apenas ter a coragem de admitir e corrigir os problemas de ontem em tempo hábil, mas também de fazer reformas para o futuro', afirmou, segundo uma cópia do texto vista pela Reuters e verificada por uma fonte que o viu na intranet do Alibaba.

'Este ano, em meio a muitas dúvidas e pressões sobre a empresa interna e externamente, vi o nascimento de uma equipe forte e corajosa do Alibaba' escreveu.

A publicação foi a mais longa feita por Ma, que possui cerca de 4% do Alibaba, na intranet da empresa em cinco anos. O Alibaba não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o texto.

Jacob Cooke, CEO da consultoria de comércio eletrônico WPIC Marketing + Technologies, disse acreditar que a carta buscava 'restaurar a confiança interna e externa na liderança do Alibaba', visto que 'o coro de vozes negativas parece ter aumentado em 2024'.

As ações da Alibaba caíram 27% nos últimos 12 meses, dando-lhe um valor de mercado de cerca de 178 bilhões de dólares. O rival PDD, que ultrapassou brevemente o Alibaba em termos de valor de mercado em dezembro passado, não fica muito atrás, com 160 bilhões de dólares.

Ma, o empresário da área de tecnologia mais conhecido da China, criticou publicamente os reguladores chineses num discurso em outubro de 2020, inviabilizando a abertura de capital da fintech Ant Group, que ele também fundou. Seguiram-se medidas regulatórias contra o setor tecnológico chinês, incluindo uma multa de 2,8 bilhões de dólares à Alibaba, com Ma retirando-se bastante da vida pública.

Ma passa grande parte do seu tempo no exterior, especialmente no Japão, onde é professor visitante no Tokyo College, um instituto de pesquisa gerido pela Universidade de Tóquio.

(Reportagem de Casey Hall)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. jack ma do alibaba volta a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.