Janet Jackson adicionada ao Registro Nacional de Gravações
Gravações de Jackson Browne, Jimmy Cliff, Israel Kamakawiwo’ole também selecionadas para preservação pela Biblioteca do Congresso
Publicada em
O Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso anunciou 25 novas adições ao seu catálogo, as quais incluem gravações de Janet Jackson, Nas e Kermit, o Sapo. O álbum de Jackson de 1989, Rhythm Nation 1814, foi adicionado ao registro, com a Biblioteca do Congresso e reconheceu como Jackson rejeitou os desejos dos executivos de registros de repetir o sucesso de Control e, em vez disso, fez um álbum que lutava contra o racismo e a injustiça social.
Jimmy Jam, um dos produtores do álbum, disse ao LoC: “Queríamos que a Rhythm Nation realmente comunicasse com o conceito empoderado. Era fazer uma observação, mas também era um apelo à ação. O propósito de Janet era liderar pessoas e fazer isso por meio da música, que eu acho que é a unidade definitiva de pessoas.” O clássico de estreia de Nas em 1994, Illmatic, também foi adicionado ao registro, assim como o single de Kermit the Frog de 1979, "The Rainbow Connection".
Outras adições neste ano incluem o álbum de Jimmy Cliff de 1972, The Harder They Come, o álbum de Jackson Browne de 1974, Late for the Sky, o álbum de Flaco Jiménez de 1992, Partners, e Israel Kamakawiwo'ole de 1993 medley de “Somewhere Over the Rainbow” e “What A Wonderful World.” A cada ano, a Biblioteca do Congresso introduz cerca de 25 gravações no Registro Nacional de Gravação, e consideram "tesouros de áudio dignos de preservação para sempre com base em sua importância cultural, histórica ou estética no patrimônio sonoro registrado da nação."
A bibliotecária do Congresso, Carla Hayden, disse em um comunicado: “O Registro Nacional de Gravações preservará nossa história por meio dessas gravações vibrantes de música e vozes que refletiram nossa humanidade e moldaram nossa cultura nos últimos 143 anos. Recebemos cerca de 900 indicações públicas este ano para gravações a serem adicionadas ao registro e agradecemos a contribuição do público, já que a Biblioteca do Congresso e seus parceiros preservam os diversos sons da história e da cultura.”
Veja também:
Janet Jackson anuncia novo documentário.
Janet Jackson volta aos palcos com a Black Diamond World Tour.
SALA DE BATE PAPO