Japão mobiliza caças em meio à patrulha naval russa e chinesa no Pacífico
Publicada em
TÓQUIO (Reuters) - O Japão disse nesta sexta-feira que enviou caças depois que duas aeronaves russas de coleta de informações IL-38 foram vistas voando entre o Mar do Japão e o Mar da China Oriental, onde a Rússia está realizando uma patrulha naval e um exercício conjunto com a China.
Navios das Marinhas da Rússia e da China têm patrulhado conjuntamente o Oceano Pacífico e realizado exercícios navais no Mar da China Oriental, informou o Ministério da Defesa da Rússia em um comunicado nesta sexta.
'No Mar da China Oriental, foi realizado um exercício para reabastecer os navios com água e suprimentos de combustível de embarcações de apoio', disse o ministério.
'Um destacamento de navios da Marinha Russa e da Marinha do PLA está atualmente operando nas águas do Mar da China Oriental e cobriu mais de 6.400 milhas náuticas desde o início da patrulha.'
A Rússia e a China também realizaram exercícios antissubmarinos, repeliram um ataque aéreo inimigo simulado, realizaram treinamento de resgate no mar e praticaram decolagens e pousos de helicópteros nos conveses dos navios de guerra, acrescentou o ministério.
A atividade da Força Aérea russa ocorreu um dia depois que o Japão avistou navios russos e chineses cruzando as águas entre as ilhas de Okinawa e Miyako, no sul do Japão.
(Reportagem de Satoshi Sugiyama em Tóquio e Guy Faulconbridge em Moscou)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO