Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

John Taylor, co-fundador do Duran Duran, completa 63 anos

Confira algumas curiosidades sobre o músico

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Parabéns para ele! Nesta terça-feira (20), John Taylor, cofundador e baixista da banda Duran Duran, completa 63 anos de vida. Em sua homenagem, a Antena 1 separou uma série de curiosidades sobre sua vida movimentada. Leia abaixo!

Imagem de conteúdo da notícia "John Taylor, co-fundador do Duran Duran, completa 63 anos" #1
Toque para aumentar

Autodidata

Nigel John Taylor nasceu em Birmingham, na Inglaterra. Durante a adolescência, sua banda favorita era Roxy Music, fundada por Bryan Ferry, nos anos 1970. A inspiração era tanta que o jovem aprendeu a tocar guitarra sozinho.

O grupo Duran Duran surgiu em 1978, quando Taylor e seu colega de escola Nick Rhodes se juntaram para tocar no clube noturno Rum Runner. Naquela época, ele trabalhava como segurança do estabelecimento, e o amigo como DJ. Pouco tempo depois, Simon Colley e Stephen Duffy entraram para o grupo como baixista e vocalista, respectivamente.

Origem do nome

Duran Duran não é um nome comum, e foi justamente pensando nisso que os músicos escolheram o título. Tudo começou com um filme francês de ficção científica, chamado Barbarella, que conta a história de uma astronauta no futuro em busca de um cientista criminoso. O vilão se chamava Durand Durand.

Imagem de conteúdo da notícia "John Taylor, co-fundador do Duran Duran, completa 63 anos" #2
Toque para aumentar

O primeiro álbum do grupo veio em 1981. Com clipes complexos, um baixo melódico e elementos eletrônicos, os rapazes se encaixavam exatamente naquilo que os canais de televisão buscavam na época, e logo menos despontaram mundialmente. A MTV, que transmitia videoclipes vinte e quatro horas por dia, foi parcialmente responsável pela sua popularização

Realeza da música

Duran Duran também era fortemente influenciado pelo movimento dos Novos Românticos. No início da década de 80, jovens do Reino Unido e da Irlanda se vestiam de forma extravagante e escutavam música eletrônica. A prática surgiu como uma resposta à rusticidade promovida pelos Punks, e foi também um resultado da ascensão de David Bowie na época. Maquiagem teatral, roupas andrógenas e o amor pelos sintetizadores em composições eram algumas das características principais dos participantes.

Mas o seu som new wave não apelava somente para um público nichado. Você sabia que Duran Duran era a banda favorita da princesa Diana? Em 1983, durante um concerto para arrecadar dinheiro para uma organização de caridade de Charles III, eles acabaram se conhecendo. Confira uma gravação do momento:



Veja também:

SOPHIE AND THE GIANTS E PURPLE DISCO MACHINE FAZEM NOVA COLABORAÇÃO

ARTISTA DA SEMANA: BRUNO MARS É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Imagem de conteúdo da notícia "John Taylor, co-fundador do Duran Duran, completa 63 anos" #3
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

17 H
  1. Home
  2. noticias
  3. john taylor co fundador do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.