Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Jovens de todo o mundo exigem ações contra a mudança climática

Placeholder - loading - Ativista climática Greta Thunberg participa de protesto em frente ao Parlamento da Suécia, em Estocolmo 25/09/2020 TT News Agency/Janerik Henriksson via REUTERS
Ativista climática Greta Thunberg participa de protesto em frente ao Parlamento da Suécia, em Estocolmo 25/09/2020 TT News Agency/Janerik Henriksson via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Kate Abnett

BRUXELAS (Reuters) - Unidos pela ativista sueca Greta Thunberg, jovens se reuniram em todo o mundo nesta sexta-feira para exigir ações urgentes para deter a catastrófica mudança climática, seu primeiro protesto global desde o início da crise de coronavírus.

Vendo eventos climáticos extremos fazerem estrago em todo o planeta --dos incêndios que devastam o Oeste dos Estados Unidos às ondas de calor anormais no Ártico siberiano e às inundações recordes na China--, os organizadores disseram que seu objetivo é lembrar os políticos que, enquanto o mundo se concentra na Covid-19, a crise climática está mais aguda do que nunca.

Manifestações estão planejadas em mais de 3.100 localidades, mas as restrições relacionadas à pandemia limitam o tamanho das multidões, transferindo grande parte da ação para a internet.

Em Estocolmo, Thunberg e alguns membros de seu grupo, Fridays for Future, reuniram-se diante do Parlamento portando cartazes com dizeres como 'Parem de Negar que o Clima Está Morrendo'.

'Queremos tratar a crise climática como uma crise. É simples assim. A crise climática nunca foi tratada sequer uma vez como uma crise, e a menos que a tratemos como uma crise, não conseguiremos, por assim dizer, 'resolvê-la'', disse ela aos repórteres.

Um ano atrás, duas greves globais atraíram mais de 6 milhões de pessoas às ruas, o que organizadores disseram ter sido a maior mobilização climática da história.

Para os protestos desta sexta-feira, os participantes foram convidados a publicar fotos nas redes sociais e se unirem a uma chamada mundial de 24 horas no aplicativo Zoom --mas grandes aglomerações são esperadas na Alemanha, sobretudo em Hamburgo, onde um tribunal indeferiu uma iniciativa das autoridades locais de limitar os números, abrindo caminho para o comparecimento de mais de 10 mil pessoas.

O foco desta sexta-feira está nas comunidades que contribuíram pouco para as emissões de gases de efeito estufa, mas que estão na linha de frente de ameaças climáticas devastadoras, como tempestades violentas, elevações dos mares e pragas de gafanhotos.

Nas Filipinas, Mitzi Jonelle Tan, uma ativista de 22 anos do Fridays for Future, disse que inundações recentes destruíam um centro local de exames de Covid-19 e causaram a queda de uma árvore sobre sua casa.

Pessoas do sul do planeta estão morrendo por causa da mudança climática, disse Anuna De Wever, ativista belga de 19 anos, antes de um protesto planejado em uma praça de Bruxelas.

Já Mya-Rose Craig, uma britânica de 18 anos, viajou ao Ártico --uma das regiões mundiais que se aquecem mais rapidamente-- com a organização não-governamental Greenpeace para realizar um protesto no ponto mais extremo do norte planetário em uma banquisa de gelo.

(Reportagem adicional de Maria Sheahan em Berlim, Cordelia Hsu em Sydney e Ilze Filks em Estocolmo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. jovens de todo o mundo exigem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.