Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Julgamento de separatistas catalães expõe divisões na Espanha

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Julgamento de separatistas catalães expõe divisões na Espanha"
Ver comentários

Publicada em  

Por Jose Elías Rodríguez

MADRI (Reuters) - Doze líderes separatistas catalães foram a julgamento em Madri nesta terça-feira por causa de uma tentativa fracassada de independência da região que explicitou divisões históricas e desencadeou a maior crise política em décadas na Espanha.

Flanqueados por centenas de policiais, manifestantes pró e anti-separatistas se reuniram diante da Suprema Corte, onde os réus enfrentam acusações de rebelião, sedição e mau uso de fundos públicos.

Seus apoiadores portavam cartazes dizendo 'Liberdade para prisioneiros políticos', enquanto um pequeno grupo rival gritava 'Golpistas', retratando a declaração de independência de outubro de 2017 como uma tentativa de desmantelar o Estado espanhol.

Em suas declarações iniciais no julgamento, que está sendo transmitido ao vivo na televisão, um advogado de dois dos acusados disse que eles têm direito de pedir a independência de sua região. 'Sua (autodeterminação) é sinônimo de paz, não de guerra', afirmou Andreu Van den Eyndehe à corte.

O julgamento de conotação política, que deve durar ao menos três meses, ocorre em um momento crucial para o governo espanhol.

Uma eleição nacional antecipada é provável a menos que parlamentares nacionalistas catalães mudem de posição deixando de se opor ao Orçamento de 2019 em uma votação na quarta-feira.

DEMOCRACIA SOB OS HOLOFOTES

O caso também expõe as engrenagens da democracia espanhola --relativamente jovem pelos padrões da Europa Ocidental-- ao maior escrutínio desde o golpe fracassado de 1981.

A tentativa, encerrada por uma intervenção do rei Juan Carlos, ocorreu três anos após a atual Constituição ser aprovada para finalizar a transição democrática que se seguiu à morte do ditador Francisco Franco em 1975.

A Constituição proíbe a secessão de qualquer região do país.

Apoiadores dos réus, que podem passar 25 anos na prisão se condenados, dizem que eles são prisioneiros políticos. O governo diz que eles estão sendo julgados estritamente de acordo com o Estado de Direito.

Nenhum dos 12 deve falar no primeiro dia do julgamento.

Enquanto isso, sete outros políticos envolvidos com a declaração de independência --incluindo o ex-líder Carles Puigdemont-- estão em exílio voluntário no exterior.

Nesta terça-feira, em Berlim, Puigdemont disse que o julgamento representa um teste de estresse para a democracia espanhola e reiterou um apelo por outro referendo de independência.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. julgamento de separatistas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.