Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Justiça Eleitoral de São Paulo torna Pablo Marçal inelegível por 8 anos

Placeholder - loading - Marçal vota na eleição de São Paulo 06/10/2024 REUTERS/Felipe Iruata
Marçal vota na eleição de São Paulo 06/10/2024 REUTERS/Felipe Iruata
Ver comentários

Publicada em  

(Reuters) - O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Antonio Maria Patiño Zorz, condenou nesta sexta-feira o ex-candidato a prefeito da capital Pablo Marçal por abuso de poder político, poder econômico, uso indevido de meios de comunicação e captação ilícita de recursos, tornando-o inelegível por 8 anos.

As decisões foram tomadas em resposta a duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), uma apresentada pelo PSB, e outra pela Coligação Amor por São Paulo (Federação PSOL/Rede, Federação Brasil da Esperança/PDT), do também candidato a prefeito na eleição de 2024 Guilherme Boulos.

Nas ações, foi apurada a venda de apoio de Marçal a candidatos a vereador, por meio de doações de R$5 mil a sua campanha via pix. A venda foi oferecida pelo próprio candidato a prefeito, em vídeos publicados em redes sociais. Ele chegou a divulgar link para um formulário de cadastro de doação para a compra do apoio.

'Assevero que a conduta praticada pelo réu Pablo Marçal referente à venda de apoio de político a candidato a vereador que não estivesse em partido de esquerda pelo preço de R$5 mil configura conduta altamente reprovável (gravidade qualitativa) e violadora dos princípio da legitimidade das eleições', diz o juiz, na decisão.

'Não há dúvidas de sua decisiva atuação em razão do engajamento direto e pessoal por condutas ilícitas praticadas em benefício de sua candidatura', acrescenta.

Derrotado na eleição municipal de 2024, Marçal é encarado como um potencial candidato à Presidência da República em 2026.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier e Maria Carolina Marcello)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Loading Spinner

Carregando...

  1. Home
  2. noticias
  3. justica eleitoral de sao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.