Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Justiça francesa rejeita extradição de militantes de esquerda italianos

Placeholder - loading - Comunicados do grupo paramilitar de guerrilha Brigadas Vermelhas são fotografados em Milão, na Itália 27/03/2012 REUTERS/Stefano Rellandini/Arquivo
Comunicados do grupo paramilitar de guerrilha Brigadas Vermelhas são fotografados em Milão, na Itália 27/03/2012 REUTERS/Stefano Rellandini/Arquivo

Publicada em  

Por Tassilo Hummel e Marine Strauss

PARIS (Reuters) - A Justiça da França rejeitou definitivamente nesta terça-feira um pedido de extradição do governo italiano para deportar um grupo de dez ex-militantes de esquerda por atos ocorridos há mais de 30 anos.

'A Corte de Cassação rejeita os recursos... considerando que as razões adotadas pelos juízes, as quais fazem parte de sua avaliação, são suficientes', disse o mais alto tribunal de apelações da França em um comunicado ao confirmar a decisão.

O partido Liga, do vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, descreveu a decisão como 'desconcertante'.

A Itália há muito busca a extradição dos ex-guerrilheiros, que receberam refúgio na França sob a condição de renunciarem à violência após os chamados 'Anos de Chumbo' do terrorismo de esquerda e direita do final dos anos 1960 aos anos 1980.

Em abril de 2021, a França prendeu sete ex-militantes de esquerda italianos depois de abrigá-los por décadas após sua condenação na Itália por acusações de terrorismo.

O grupo afetado pela decisão de terça-feira é composto por essas sete pessoas e mais três, todas com idades entre 62 e 89 anos.

No ano passado, uma decisão de um tribunal inferior de não extraditá-los com base em seus direitos humanos provocou uma desavença entre Roma e Paris, com alguns políticos italianos acusando juízes franceses de tomarem uma decisão 'inaceitável'.

Giorgia Meloni, líder do partido de extrema-direita Irmãos da Itália, que mais tarde se tornou a primeira-ministra do país, chamou, em meados do ano passado, de 'inaceitável e vergonhoso' não deportar os militantes.

(Reportagem adicional de Alvise Armellini)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. justica francesa rejeita …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.