Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Justiça suspende reabertura do comércio em Brasília programada para dia 11

Placeholder - loading - Profissional de saúde realiza teste de detecção da Covid-19 em frente ao estádio Mané Garrincha, em Brasília 21/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Profissional de saúde realiza teste de detecção da Covid-19 em frente ao estádio Mané Garrincha, em Brasília 21/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ver comentários

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A Justiça Federal proibiu a reabertura parcial do comércio no Distrito Federal, programada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para a próxima segunda-feira, até uma decisão final pela Justiça, em resposta a um pedido dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e do Distrito Federal.

A juíza Kátia Ferreira, da 3ª Vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, determinou que seja suspensa, por ora, 'qualquer ampliação do funcionamento de outras atividades que se encontram suspensas até novo pronunciamento deste juízo'.

A decisão acata em parte o pedido do Ministério Público, que pretendia ampliar o fechamento do comércio no DF para combater a disseminação do novo coronavírus, restringindo o setor comercial apenas às atividades essenciais. Nas últimas semanas, Ibaneis já havia permitido a volta de atividades como lojas de móveis, eletrodomésticos, óticas, bancos e lojas de construção, entre outros.

'Considerando que a discussão está intrinsecamente relacionada à discricionariedade administrativa, não vislumbrando este Juízo, por ora, nenhuma ilegalidade, irrazoabilidade ou desproporcionalidade a justificar a interferência do Poder Judiciário, é de rigor a manutenção de todas as decisões já tomadas pelo gestor eleito democraticamente, não se apresentando legítimo, diante do prazo ainda existente para a divulgação de normativos relacionados e melhor detalhamento de informações técnicas, que o Juízo tome decisões relacionadas à contenção da contaminação pelo coronavírus, sob pena de franca invasão em esfera que não lhe compete', escreveu a juíza em sua decisão.

Kátia Ferreira determinou ainda a realização de uma visita ao centro de controle do combate à epidemia de coronavírus e reuniões com o governo do Distrito Federal para embasar uma decisão final.

O governo do Distrito Federal vinha preparando a abertura do comércio, inicialmente programada para esta semana. O adiamento para o dia 11 foi decidido porque o GDF avaliou que o comércio ainda não estava preparado para a abertura. Além disso, o governador preferiu esperar a decisão da ação impetrada pelo MP.

De acordo com o site InLoco, que faz o acompanhamento do isolamento social no DF, o índice que chegou a 65% no final de março, vem caindo consistentemente. Em abril ficou em torno de 50% e, em maio, está em média em torno de 45%. Na última segunda-feira, dia 4, estava em apenas 43%. Especialista apontam a necessidade de um isolamento de 70% para impedir a propagação do vírus.

Em preparação para a abertura, o governo do Distrito Federal ampliou os testes de detecção da Covid-19 e criou centros de testagem drive-thru em vários pontos do Distrito Federal. Seja pela ampliação da testagem, pela diminuição do isolamento ou uma combinação dos dois fatores, o número de casos da Covid-19 aumentaram 95,6% no DF nos últimos 15 dias.

Os óbitos passaram de 25 para 34, um crescimento de 36%, e as internações aumentaram 118%, passando de 61 para 133 casos - desses, 56 em UTIs. De acordo com dados do governo, existem em todo o Distrito Federal 321 leitos de UTI, públicos e privados, dedicados apenas à Covid-19, o que representaria uma ocupação hoje de 17,4% apenas, o que governo leva em consideração ao propor a liberação do comércio.

Procurado para comentar a decisão da Justiça, o GDF não se manifestou até o momento.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. justica suspende reabertura …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.