Kenny Rogers é o Artista da Semana
O cantor já foi premiado com três Grammy Awards
Publicada em
Nascido no dia 21 de agosto de 1938, Kenny Rogers já vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo, fazendo dele um dos artistas da música que mais vendeu álbuns de todos os tempos.
Rogers trocou o rock'n'roll adolescente para se tornar um artista country das décadas de 1970 e 1980. Ele teve um pequeno sucesso solo em 1957 chamado "That Crazy Feeling". Depois que as vendas desaceleraram, Rogers se juntou a um grupo de jazz chamado The Bobby Doyle Three, que conseguiu muito trabalho em clubes graças a um número razoável de fãs. Eles se separaram em 1965. Rogers também trabalhou como produtor, escritor e músico de sessão para outros artistas como Mickey Gilley e Eddy Arnold. Em 1966 ele se juntou ao New Christy Minstrels como cantor e contrabaixista.
Depois de trabalhar com bandas, em 1974, Rogers deixou o grupo para ir sozinho novamente e decidiu concentrar sua energia na música country. "Love Lifted Me" se tornou seu primeiro hit solo de top 20 em 1975.
Dois anos depois, Rogers chegou ao topo das paradas country com a triste balada "Lucille", sobre um homem sendo deixado por sua esposa. A música também se saiu bem nas paradas pop, tornando-se no top 5 e trazendo a Rogers seu primeiro Grammy, para Melhor Performance Vocal no País, Masculino.
Em seguida, lançou The Gambler, em 1978. A faixa-título tornou-se um enorme hit country e pop e deu a Rogers seu segundo Grammy Award. Rogers também gravou uma série de sucessos com a lenda do country Dottie West e fez uma grande música número 1, "Islands in the Stream", com Dolly Parton . Continuando a ser uma presença nas paradas do país, tornando-se um artista icônico.
No final dos anos 1970, Rogers se uniu a um amigo próximo e lenda da música country, Dottie West, para uma série de álbuns e duetos. Juntos, o duo ganhou dois discos de ouro (um dos quais mais tarde foi disco de platina), 2 CMA Awards, uma indicação ACM, duas indicações ao Grammy e 1 Music City News Award por seus dois álbuns "Every Time Two Fools Collide" (# 1) e "Classics" (# 3),
Em 1983, Rogers marcou um dos maiores sucessos de sua carreira: um dueto com Dolly Parton chamado "Islands in the Stream". Escrito pelos Bee Gees, a música foi para o topo do país e das paradas pop. Rogers e Parton ganharam o prêmio da Academia de Música Country para o single do ano por seus esforços.
Os próximos anos fizeram com que Rogers marcasse vários sucessos de country regularmente, incluindo "Twenty Years Ago", "Morning Desire", "Tomb of the Unknown Love", entre outros. Em 28 de janeiro de 1985, Rogers foi um dos 45 artistas que gravaram a música de caridade mundial "We Are the World" para apoiar as vítimas da fome na África.
Entre os sucessos desse período está seu dueto com Ronnie Milsap, "Make No Mistake, She's Mine", que ganhou o Grammy Award de 1988 de Melhor Performance Vocal Country, Duet.
Em 1999, Rogers marcou com o single "The Greatest", uma música sobre a vida do ponto de vista de uma criança (observada em um jogo de beisebol). A música chegou ao top 40 da parada de singles da Billboard Country.
O lançamento do álbum de outubro de 2013 foi precedido pelo dueto com a amiga de longa data Dolly Parton . No final de 2015, Rogers retornou a um gênero familiar, lançando Once Again It's Christmas, seu primeiro álbum de natal em 17 anos.
Em 2015, Rogers anunciou sua turnê de despedida, intitulada Last Deal do The Gambler. Ele afirmou sua intenção de se aposentar da turnê quando terminar, embora esteja considerando a possibilidade de gravar outro álbum de estúdio. Ao anunciar a turnê, Rogers indicou na época que sua última aparição na turnê seria no programa Today da NBC. As datas dos shows foram agendadas até 2018 e incluíram visitas aos Estados Unidos, Austrália, Escócia, Irlanda, Inglaterra, Holanda e Suíça. Em 5 de abril de 2018, foi anunciado que Rogers cancelou sua turnê restante, conforme recomendado pelos médicos devido a uma série de desafios de saúde.
O último show do cantor em Nashville aconteceu em 25 de outubro de 2017 na Bridgestone Arena. Rogers também publicou vários livros, incluindo uma autobiografia de 2012.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO