Kim, da Coreia do Norte, diz que sua visita mostra “importância estratégica” das relações com a Rússia
Publicada em
Por Hyunsu Yim
SEUL (Reuters) - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse que sua visita à Rússia foi uma demonstração clara da “importância estratégica” das relações entre os dois países, informou a agência estatal KCNA nesta quarta-feira (horário local).
Kim chegou à Rússia em um trem particular na terça-feira para reuniões com o presidente russo, Vladimir Putin, em meio a advertências de Washington de que os dois países não deveriam comercializar armas.
'Kim Jong Un disse que a sua visita à Federação Russa... é uma manifestação clara da posição do PTC e do governo da RPDC que prioriza a importância estratégica das relações RPDC-Rússia', reportou a KCNA.
RPDC é a sigla do nome oficial da Coreia do Norte, República Popular Democrática da Coreia, enquanto o PTC é o Partido dos Trabalhadores da Coreia, o único partido no poder no país.
Imagens divulgadas pela KCNA mostraram Kim chegando à estação ferroviária na cidade fronteiriça de Khasan na manhã de terça-feira e sendo recebido por altos funcionários de Moscou e de outros lugares.
Kim também apareceu em reunião com o Ministro de Recursos Naturais da Rússia, Alexander Kozlov.
Seus movimentos desde então não são claros, mas a agência de notícias japonesa Kyodo e a imprensa sul-coreana informaram que ele poderia se encontrar com Putin no cosmódromo de Vostochny, no leste da Rússia.
A viagem marca a primeira visita de Kim à Rússia em quase quatro anos e a sua primeira visita internacional após a crise mundial de saúde pública, segundo a KCNA, em referência à pandemia de Covid-19.
(Reportagem de Hyunsu Yim)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO