Kremlin diz que Putin e Trump se entendem e confiam um no outro
Publicada em
MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta quarta-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm um bom relacionamento e estão determinados a restaurar passo a passo os laços gravemente danificados entre EUA e Rússia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, fez os comentários depois que Putin e Trump conversaram por telefone na terça-feira e o líder russo concordou em parar de atacar temporariamente as instalações de energia ucranianas, mas se recusou a endossar um cessar-fogo completo de 30 dias que Trump esperava que fosse o primeiro passo para um acordo de paz permanente.
'Posso dizer com um alto grau de confiança que os presidentes Putin e Trump se entendem bem, confiam um no outro e pretendem trabalhar para a normalização das relações russo-americanas passo a passo', disse Peskov.
Ele afirmou que há muito tempo existe uma linha telefônica direta entre os presidentes dos dois países e um link de vídeo quando necessário, mas que ela quase não foi usada durante o governo de Joe Biden. Ele disse que Putin espera que agora ela possa ser usada com mais frequência.
'É claro que a Rússia e os Estados Unidos são países muito grandes e muita coisa foi estragada durante as administrações anteriores dos EUA', disse Peskov.
'Portanto, é claro que será preciso tempo e esforço, apoiados pela vontade dos dois presidentes, para restaurar essas relações. Mas, por enquanto, essa forte vontade dos dois presidentes é provavelmente a melhor garantia de que todos seguirão esse caminho.'
Peskov disse que as datas exatas e o formato da próxima rodada de contatos entre os EUA e a Rússia seriam acordados hoje e amanhã.
(Reportagem de Dmitry Antonov)
Escrito por Reuters