Laboratório confirma primeiro caso de Covid-19 associado a variante brasileira nos EUA
Publicada em
Atualizada em
(Reuters) - Um laboratório do Departamento de Saúde de Minnesota confirmou o primeiro caso conhecido de Covid-19 nos Estados Unidos associado a uma variante mais contagiosa do novo coronavírus originalmente vista no Brasil, disse o órgão na segunda-feira.
O anúncio veio no momento em que o presidente dos EUA, Joe Biden, ampliou a proibição de viagens que impede a entrada no país de praticamente todos os cidadãos norte-americanos não-residentes e que estiveram recentemente no Brasil, África do Sul, Reino Unido, Irlanda e outros 26 países europeus.
O diretor do Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) disse no domingo que o governo norte-americano está ampliando os esforços para rastrear mutações do coronavírus em meio ao surgimento de novas variantes ao redor do mundo.
A variante do vírus SARS-CoV-2 conhecida como Brazil P.1 foi detectada em um morador de Minnesota com histórico recente de viagem ao Brasil, disse o Departamento de Saúde do Estado em comunicado à imprensa. A agência afirmou que isso representa o primeiro caso documentado da variante nos EUA.
Embora acredite-se que a variante brasileira seja mais transmissível que a original do vírus que causa a Covid-19, não se sabe se a doença que ela provoca é mais grave.
(Reportagem de Steve Gorman em Los Angeles e Lisa Shumaker em Chicago)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO