Led Zeppelin: Álbum de estreia do grupo completa 52 anos
Disco homônimo recebeu muito prestígio da crítica especializada
Publicada em
Hoje, no dia 12 de janeiro de 2021, o primeiro disco homônimo do grupo inglês, Led Zeppelin, completa 52 anos de lançamento. A produção foi responsável por elevar a carreira dos artistas ao ponto dos artistas se tornarem referência como uma das maiores bandas que representam o gênero rock progressivo e psicodélico. Conheça um pouco mais da história do LP abaixo.
Veja também: Led Zeppelin: Entenda processo envolvendo clássico
Pouco tempo após que a banda The Yardbirds foi separada, a qual o guitarrista Jimmy Page fazia parte, o musicista precisou cumprir as obrigações contratuais do grupo em uma série de concertos na Escandinávia. Para essa missão, o músico recrutou o baixista John Paul Jones, o vocalista Robert Plant e o baterista John Bonham, quarteto que viria a se tornar o próprio Led Zeppelin. Após toda a turnê e algum tempo juntos, os membros do grupo retornaram para a Inglaterra, e após decidirem o novo nome do conjunto, partiram para a gravação de um novo material.
Tudo ocorreu no Olympic Studios, localizado em Londres. Segundo Page, em entrevista, o disco todo demorou apenas 36 horas para de estúdio para ser gravado – durante algumas semanas –, tudo por conta de os membros já estarem ensaiados e preparados para a produção das canções, por conta do tempo que passaram juntos na Escandinávia. Junto do material, a criação da capa custou apenas mil e 782 libras, o que parece irrisório comparado ao lucro de 3,5 milhões de libras que o grupo recebeu em retorno.
As ações musicais feitas no disco foram consideradas um marco fantástico para o gênero hard rock na época. A escolha inteligente na composição dos músicos, que optaram por realizar distorções nos instrumentos, além do fato de Page ter performado algumas canções tocando guitarra com um arco de violino. Os singles “Good Times Bad Times” e “Communincation Breakdown” foram prestigiados pelos fãs e crítica especializada.
SALA DE BATE PAPO