Líbios protestam contra autoridades em cidade atingida por enchente devastadora
Publicada em
DERNA, Líbia (Reuters) - Centenas de pessoas protestaram na cidade de Derna, no leste da Líbia, nesta segunda-feira, contra as autoridades do país e exigindo responsabilização, uma semana depois que uma enchente matou milhares de moradores e destruiu bairros inteiros.
Os manifestantes protestaram contra autoridades que incluem o presidente do parlamento líbio, Aguila Saleh, durante a manifestação realizada do lado de fora da mesquita Sahaba. Alguns se sentaram no telhado em frente à cúpula dourada, um marco de Derna.
'Aguila, nós não queremos você! Todos os líbios são irmãos!', gritaram os manifestantes, pedindo unidade nacional em um país politicamente fragmentado por mais de uma década de conflito e caos.
O protesto desta segunda-feira marca a primeira grande manifestação desde a enchente, que varreu Derna quando duas represas situadas em colinas fora da cidade arrebentaram durante uma forte tempestade, liberando uma torrente devastadora.
Said Mansour, um estudante que participou do protesto, disse que quer uma investigação urgente sobre o colapso das represas, que 'nos fez perder milhares de pessoas queridas'.
Taha Miftah, 39 anos, disse que o protesto foi uma mensagem de que 'os governos não conseguiram gerenciar a crise' e que o parlamento é o principal culpado. Ele pediu um inquérito internacional sobre o desastre e 'a reconstrução sob supervisão internacional'.
A escala completa do número de mortos ainda não foi revelada, com milhares de pessoas ainda desaparecidas. As autoridades forneceram números de mortos muito diferentes. A Organização Mundial da Saúde confirmou 3.922 mortes.
Na semana passada, Saleh procurou desviar a culpa das autoridades, descrevendo a enchente como um 'desastre natural sem precedentes' e dizendo que as pessoas não devem se concentrar no que poderia ou deveria ter sido feito.
Mas os comentaristas chamaram a atenção para os avisos dados com antecedência, incluindo um artigo acadêmico publicado no ano passado por um hidrólogo, descrevendo a vulnerabilidade da cidade às enchentes e a necessidade urgente de manutenção das barragens que a protegiam.
Derna está localizada no leste da Líbia – uma parte do país controlada pelo comandante militar Khalifa Haftar e supervisionada por um governo estabelecido paralelamente à administração internacionalmente reconhecida em Trípoli, no oeste.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO