Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líder da Coreia do Norte faz rara visita ao túmulo de seu pai

Placeholder - loading - Líder norte-coreano, Kim Jong Un, comparece a cerimônia em Pyongyang  16/02/2025. KCNA via REUTERS
Líder norte-coreano, Kim Jong Un, comparece a cerimônia em Pyongyang 16/02/2025. KCNA via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

SEUL (Reuters) - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, prestou homenagem em um mausoléu da família no aniversário de seu falecido pai e ex-líder Kim Jong Il, informou a emissora estatal KCNA nesta segunda-feira.

O aniversário de Kim Jong Il, que ocorre em 16 de fevereiro, é comemorado como um feriado importante na Coreia do Norte, chamado de Dia da Estrela Brilhante.

Foi a primeira vez em quatro anos, porém, que Kim Jong Un visitou o Palácio do Sol de Kumsusan, na capital Pyongyang, que abriga os corpos embalsamados de seu pai e avô, para marcar o aniversário.

Acompanhado por sua irmã, Kim Yo Jong, e um alto funcionário do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, entre outros assessores, Kim Jong Un prestou homenagem 'com a mais humilde reverência', disse a KCNA.

'Ele expressou sua vontade solene de se dedicar à luta sagrada pela prosperidade eterna do país, pela segurança do povo e pela promoção de seu bem-estar', afirmou.

A dinastia Kim, que governa a Coreia do Norte desde a sua fundação após a Segunda Guerra Mundial, tem procurado fortalecer seu controle sobre o poder construindo cultos de personalidade ao seu redor, embora Kim Jong Un tenha dado sinais de estar tentando cada vez mais se manter por conta própria, sem depender de seus antecessores.

Em outro despacho, a KCNA disse que Kim participou de uma cerimônia no domingo para a fase final de seu projeto para construir 50.000 novas casas em Pyongyang.

A iniciativa, lançada em 2021 como parte do plano quinquenal de Kim para impulsionar a economia, projeta a entrega de pelo menos 10.000 novos apartamentos em Pyongyang a cada ano. Alguns analistas questionam a viabilidade do projeto em meio a sanções internacionais e problemas econômicos.

(Reportagem de Hyonhee Shin)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

11 H
  1. Home
  2. noticias
  3. lider da coreia do norte faz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.