Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líder da Groenlândia se reunirá com rei da Dinamarca após comentários de Trump

Placeholder - loading - Primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, durante abertura do novo escritório da Comissão Europeia em Nuuk, na Groenlândia 15/03/2024 Ritzau Scanpix/Leiff Josefsen via REUTERS
Primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, durante abertura do novo escritório da Comissão Europeia em Nuuk, na Groenlândia 15/03/2024 Ritzau Scanpix/Leiff Josefsen via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

COPENHAGUE (Reuters) - O líder da Groenlândia se reunirá com o rei da Dinamarca em Copenhague nesta quarta-feira, depois que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que quer assumir o controle da ilha do Ártico, um território autônomo da Dinamarca.

Trump, que assume o cargo em 20 de janeiro, disse na terça-feira que não descartaria o uso de ações militares ou econômicas para tornar a Groenlândia parte dos Estados Unidos. No mesmo dia, o filho mais velho de Trump, Donald Trump Jr., fez uma visita particular à Groenlândia.

O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, líder de um partido político de esquerda que apoia a futura independência em relação à Dinamarca, chegou a Copenhague no final da terça-feira em uma viagem programada.

Ele havia anunciado antes de sua partida que uma reunião com o rei Frederik da Dinamarca, marcada para quarta-feira, havia sido adiada sem explicação, mas a corte real dinamarquesa disse que a reunião seria realizada, sem dar mais detalhes.

A Groenlândia, com uma população de 57.000 habitantes, faz parte da Dinamarca há 600 anos e agora controla a maior parte de seus próprios assuntos internos como um território semissoberano sob o domínio dinamarquês. Ultimamente, suas relações com a Dinamarca têm sido tensas devido a alegações de maus-tratos históricos contra os groenlandeses sob o domínio colonial.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, disse na terça-feira que não poderia imaginar que as ambições de Trump levariam a uma intervenção militar dos EUA na Groenlândia.

A Dinamarca é responsável pela segurança e defesa da Groenlândia, mas sua capacidade militar na ilha é limitada a quatro navios de inspeção, um avião de vigilância Challenger e patrulhas de trenós puxados por cães.

Em resposta à ameaça de tarifas de Trump contra a Dinamarca, Frederiksen disse que não acha que uma guerra comercial com os Estados Unidos fosse um bom caminho a seguir. A Dinamarca é sede da Novo Nordisk, a empresa mais valiosa da Europa, que fabrica o medicamento para perda de peso Wegovy, que se tornou extremamente popular nos Estados Unidos.

Ainda assim, a ambição abertamente declarada de Trump de expandir o controle do território pelos EUA abalou os aliados menos de duas semanas antes de ele assumir o poder.

'Obviamente, não há hipótese da União Europeia permitir que outras nações do mundo ataquem suas fronteiras soberanas, sejam elas quais forem', disse o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, à rádio France Inter. 'Somos um continente forte.'

Egede declarou que a ilha não está à venda e, em seu discurso de Ano Novo, intensificou sua pressão pela independência da Dinamarca. A Dinamarca também afirma que o território não está à venda e que seu destino só pode ser decidido pelos groenlandeses.

Em 2019, Trump cancelou uma visita planejada à Dinamarca depois que Frederiksen rejeitou sua ideia dos EUA comprarem a Groenlândia.

(Reportagem de Jacob Gronholt-Pedersen, Louise Rasmussen e Stine Jacobsen)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. lider da groenlandia se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.