Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líder do Sudão é deposto por militares e preso após governo de 30 anos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Líder do Sudão é deposto por militares e preso após governo de 30 anos"
Ver comentários

Publicada em  

Por Khalid Abdelaziz e Mohamed el Sherif

CARTUM (Reuters) - Omar al-Bashir, que governou o Sudão como presidente autocrata durante 30 anos, foi deposto e preso nesta quinta-feira após sofrer um golpe das Forças Armadas.

Em um discurso na televisão estatal, o ministro da Defesa, Awad Mohamed Ahmed Ibn Auf, anunciou um período de dois anos de governo militar seguido por uma eleição presidencial.

O ministro disse que Bashir, de 75 anos, está sendo mantido em um 'lugar seguro' e que um conselho militar comandará o país, sem informar quem o encabeçará.

Auf anunciou um estado de emergência, um cessar-fogo de âmbito nacional e a suspensão da Constituição. O espaço aéreo do Sudão ficará fechado durante 24 horas, e as passagens de fronteira interditadas até segunda ordem.

A Associação de Profissionais Sudaneses, a principal organizadora dos protestos contra Bashir, rejeitou os planos do ministro. O grupo pediu que os manifestantes mantenham uma ocupação do Ministério da Defesa que começou no sábado, disse uma fonte interna.

Fontes sudanesas disseram à Reuters que Bashir está na residência presidencial sob 'forte escolta'. Um filho de Sadiq al-Mahdi, líder da principal sigla da oposição, o Partido Umma, disse à Al-Hadath TV que Bashir está sendo detido com 'vários líderes do grupo terrorista Irmandade Muçulmana'.

Bashir foi indiciado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia e é alvo de um mandado internacional de prisão devido a alegações de genocídio na região sudanesa de Darfur durante uma insurgência que começou em 2003 e causou a morte de cerca de 300 mil pessoas.

Apesar do mandado de prisão, Bashir desafiou a corte visitando vários países-membros do TPI. Desavenças diplomáticas irromperam quando ele foi à África do Sul em 2015 e à Jordânia em 2017 e nenhuma das duas nações o prendeu.

A queda de Bashir coincide com a deposição do autocrata argelino Abdelaziz Bouteflika neste mês, também na esteira de protestos de massa, após três décadas no poder.

Nomes de possíveis sucessores de Bashir estão circulando, entre eles o do titular da Defesa, um ex-chefe de inteligência militar e também islâmico, e do ex-chefe do Estado-Maior do Exército, Emad al-Din Adawi.

Vizinhos regionais em choque com Bashir devido às suas inclinações islâmicas têm preferência por Adawi.

O Sudão vinha sendo abalado desde dezembro por protestos persistentes, causados pela tentativa do governo de aumentar o preço do pão e por uma crise econômica que provocou escassez de combustível e moeda.

(Reportagem adicional de Ali Abdelaty)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. lider do sudao e deposto por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.