Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líderes dos principais países não participarão da cúpula climática COP29

Placeholder - loading - Cronômetro mostra contagem regressiva para a COP29 em Baku, no Azerbaijão 31/10/2024 REUTERS/Aziz Karimov
Cronômetro mostra contagem regressiva para a COP29 em Baku, no Azerbaijão 31/10/2024 REUTERS/Aziz Karimov
Ver comentários

Publicada em  

Por Kate Abnett e Gloria Dickie e Valerie Volcovici

BRUXELAS (Reuters) - Os líderes mundiais das principais economias, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e o Brasil, estão planejando não participar da cúpula das Nações Unidas sobre mudanças climáticas deste ano, conhecida como COP29, em Baku, no Azerbaijão.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, não participará da cúpula climática da COP29 devido aos acontecimentos políticos em Bruxelas, disse um porta-voz da Comissão à Reuters na terça-feira.

Lá, os legisladores da UE estão avaliando os membros de sua nova Comissão Europeia, que liderará a formulação de políticas da UE nos próximos cinco anos.

'A Comissão está em uma fase de transição e a presidente, portanto, se concentrará em suas funções institucionais', disse o porta-voz.

O presidente dos EUA, Joe Biden, também não viajará para o evento, disse uma fonte do governo norte-americano à Reuters. A COP29 começa em 11 de novembro, alguns dias após a eleição presidencial dos EUA, realizada nesta terça-feira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já cancelou sua viagem à COP29 após um ferimento na cabeça no mês passado.

Alguns líderes mundiais, mas não todos, participam das cúpulas climáticas da ONU. Em reuniões anteriores da COP, eles usaram seus discursos para anunciar novas políticas de corte de emissões de CO2 e financiamento, ou redobrar seu compromisso com os esforços globais para conter as mudanças climáticas.

A eleição dos EUA ocorre em uma data próxima à das negociações climáticas da ONU deste ano, em que quase 200 países tentarão chegar a um acordo sobre um grande aumento no financiamento global para cumprir as metas de redução de emissões de CO2.

Diplomatas do clima afirmam que uma vitória do candidato republicano Donald Trump -- que retirou os EUA do acordo climático de Paris durante seu primeiro mandato -- pode dificultar a COP29 de chegar a um acordo para um grande aumento no financiamento climático.

Li Shuo, especialista em diplomacia climática do Asia Society Policy Institute, disse que o que os países levam para a COP29 em termos de suas ações para mobilizar mais financiamento acabaria sendo mais importante do que os chefes de Estado que compareceram.

'O mais importante é a liderança. Os líderes devem sempre estar na COP. Porém, mais importante do que a presença deles são os compromissos reais que os países trazem para a mesa', disse ele.

China, Japão, Austrália e México também estão ausentes da última agenda da ONU para os discursos dos líderes na COP29.

A UE será representada na cúpula pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e pelo chefe da política climática do bloco, Wopke Hoekstra.

A COP29 se sobrepõe à cúpula do Grupo dos 20 no Brasil nos dias 18 e 19 de novembro, onde os líderes também discutirão os esforços para financiar a transição climática.

(Reportagem de Kate Abnett, Valerie Volcovici e Gloria Dickie)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. lideres dos principais paises …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.