Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lira diz esperar modificações em MP de distribuidora do Amazonas que beneficia Âmbar Energia

Placeholder - loading - Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante cerimônia no Palácio do Planalto 28/08/2023 REUTERS/Adriano Machado
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante cerimônia no Palácio do Planalto 28/08/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta sexta-feira esperar modificações na medida provisória editada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para viabilizar a operação da distribuidora de energia elétrica do Amazonas e que acabou beneficiando diretamente outros negócios da Âmbar Energia, do grupo J&F, holding dos irmãos Wesley e Joesley Batista.

'Portanto, o que a gente espera dessa medida provisória é que com o recuo dela, com o sobrestamento dela, esse tema tenha clareza, tenha modificações, que possam ser corrigidas, a sociedade está atenta', disse Lira, em entrevista à GloboNews.

Empresa de energia controladora pelos irmãos Batista, a Âmbar anunciou no mês passado um acordo para comprar um conjunto de usinas termelétricas da Eletrobras no Amazonas. Esses ativos chegaram a ser estudados por vários grupos interessados, mas um ponto que dificultava o negócio era a inadimplência por parte da distribuidora Amazonas Energia, responsável por comprar a energia dessas usinas, e que não estava cumprindo com os pagamentos.

Dias depois do negócio entre Âmbar e Eletrobras, o governo publicou uma medida provisória para salvar do ponto de vista econômico-financeiro a distribuidora amazonense. A própria Âmbar já vinha estudando inclusive assumir o controle da concessionária.

Lira reconheceu nesta sexta-feira que a situação da Amazonas Energia é 'objeto razoável de preocupação' do governo, mas apontou estranheza com o timing da edição da medida provisória.

'Agora, você ter uma negociação e dois dias depois ter uma medida provisória editada que interfere direto nessa negociação, causa espécie, causou preocupação, causa distorção', afirmou Lira, criticando ainda a possibilidade de aumento de custos aos consumidores de energia com a medida provisória.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem defendido que as ações contidas na MP já estavam públicas há vários meses, em relatório publicado pela pasta, e que foi uma 'coincidência' o texto ter sido editado na mesma semana do negócio entre Âmbar e Eletrobras.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. lira diz esperar modificacoes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.