Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

López Obrador é eleito presidente do México em vitória histórica para a esquerda

Placeholder - loading - Imagem da noticia "López Obrador é eleito presidente do México em vitória histórica para a esquerda"
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Christine Murray e Diego Oré

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Andrés Manuel López Obrador venceu a eleição presidencial do México no domingo, abrindo caminho para o governo mais de esquerda na história democrática do país em um momento de relações tensas com o governo dos Estados Unidos.

O ex-prefeito da Cidade do México ganhou com a maior margem de votos em uma eleição presidencial no país desde a década de 1980, de acordo com contagem oficial que o mostrou recebendo mais da metade dos votos -- cerca de 30 pontos percentuais a mais que seu adversário mais próximo.

Com promessas de combater a corrupção e enfrentar os cartéis de drogas com uma abordagem menos confrontante, López Obrador assume o poder com grandes expectativas e seus esforços para reduzir a desigualdade serão observados de perto por investidores apreensivos.

Seu governo pode adotar controles mais rígidos sobre o investimento estrangeiro e uma abordagem menos condescendente com os Estados Unidos.

O peso mexicano oscilou ao longo do dia, ganhando e perdendo força diante do dólar depois que a escala da vitória de López Obrador ficou clara.

Os investidores estão analisando atentamente para ver se o Morena, partido de apenas quatro anos de existência de López Obrador, terá maioria no Congresso, um resultado que lhe daria maior liberdade para alterar a política econômica.

Os adversários Ricardo Anaya, ex-líder da legenda de centro-direita Partido da Ação Nacional (PAN), e o candidato da sigla governista Partido Revolucionário Institucional (PRI), José Antonio Meade, admitiram derrota minutos após as pesquisas de boca-de-urna.

Dezenas de milhares de pessoas lotaram a praça Zócalo, na Cidade do México, onde López Obrador discursou após a meia-noite acompanhado por sua esposa e seus filhos.

O novo projeto da nação tentará buscar uma democracia autêntica , disse ele em um discurso conciliador, prometendo independência ao Banco Central e prudência na economia, além de respeito pelas liberdades individuais.

Quero entrar para a história como um bom presidente do México , afirmou.

Em Tepetitan, cidade natal de López Obrador situada em Tabasco, Estado do sul mexicano, moradores se reuniram na praça do vilarejo ao som de música, crianças andaram em bicicletas com latas amarradas e motoristas tocaram as buzinas dos carros em comemoração.

Josefa del Carmen Paz Reyes, uma advogada de 68 anos, celebrou a vitória de seu amigo de infância.

Sou uma pessoa mais velha, mas me sinto tão feliz que poderia dançar , disse Josefa. É algo inédito, tudo que aconteceu em Tabasco, no México. Estávamos esperando por esta mudança, e agora ela chegou .

TRABALHANDO COM TRUMP

O nacionalismo de López Obrador, além de seus comentários depreciativos sobre os rivais, renderam comparações com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Em uma postagem no Twitter, Trump parabenizou o político de esquerda pela conquista.

Tenho muita expectativa de trabalhar com ele. Há muito a ser feito que beneficiará tanto os Estados Unidos quanto o México! , tuitou Trump.

O primeiro contato de alto nível entre López Obrador e a Casa Branca provavelmente será um telefonema nesta segunda-feira. Na noite de domingo Trump aventou a hipótese de taxar os carros importados do México se surgirem tensões com o novo governo.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

15 H
  1. Home
  2. noticias
  3. lopez obrador e eleito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.