Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'Lua de sangue' encanta observadores no maior eclipse lunar do século 21

Placeholder - loading - Imagem da noticia "'Lua de sangue' encanta observadores no maior eclipse lunar do século 21"
Ver comentários

Publicada em  

Por Baz Ratner e Cecilie Kallestrup

NAIRÓBI (Reuters) - Uma lua de cor de sangue deslumbrou admiradores do céu em várias partes do mundo nesta sexta-feira, quando o satélite natural da Terra se moveu para a sombra de nosso planeta para o mais longo eclipse lunar do século 21.

Do Cabo da Boa Esperança ao Oriente Médio, e do Kremlin à Baía de Sydney, milhares de pessoas viraram seus olhos para as estrelas para observar a lua, que ficou escura antes de brilhar laranja, marrom e carmesim conforme se movia para a sombra da Terra.

O eclipse total duraria uma hora, 42 minutos e 57 segundos, embora precedido e sucedido por um eclipse parcial, o que significa que a lua passaria um total de 3 horas e 54 minutos na sombra da Terra, de acordo com a Nasa.

O eclipse completo foi visível da Europa, Rússia, África, Oriente Médio, grande parte da Ásia e Austrália, embora nuvens tenham bloqueado a lua em alguns lugares.

Fotógrafos da Reuters registraram a lua por todo o mundo, da Grande Mesquita do xeique Zayed, em Abu Dhabi, ao Templo de Poseidon, no Cabo Sunião, perto de Atenas.

Em Nairóbi, quenianos observavam conforme a lua escurecia.

“Isto é o que a vida é: momentos mágicos como este”, disse Teddy Muthusi, ao olhar a lua do Parque Uhuru, em Nairóbi. “É simplesmente lindo. Vale a pena”.

Nas margens do Ganges, na Índia, templos foram fechados antes do eclipse. Em Cingapura, entusiastas observaram através de telescópios no píer de Marina South. Centenas de pessoas na Austrália pagaram para observar o eclipse no Observatório de Sydney antes do amanhecer.

Quando a lua se moveu da sombra cônica da Terra, deixou de ser iluminada pelo sol e ficou escura. Alguma luz, no entanto, ainda chega ao satélite porque é curvada pela atmosfera da Terra.

'Ele é chamado de 'lua de sangue' porque a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra a caminho da lua e a atmosfera da Terra a torna vermelha, da mesma maneira que o sol fica vermelho quando se põe', disse à Reuters Andrew Fabian, professor de astronomia da Universidade de Cambridge.

Ao mesmo tempo, Marte está na sua posição mais perto da Terra desde 2003, então alguns observadores podem ver o que parece uma estrela vermelha alaranjada – e na verdade é o planeta vermelho.

“É uma coincidência muito incomum ter um eclipse lunar total e Marte em oposição na mesma noite”, disse Robert Massey, vice-diretor-executivo da Sociedade Astronômica Real, que observou o eclipse no Mar Mediterrâneo.

Por milhares de anos, a humanidade tem olhado para os céus atrás de presságios de desgraças, vitórias e alegrias. A bíblia contém referências à lua ficando vermelha e alguns judeus ultra ortodoxos consideram eclipses lunares presságios e um motivo para contemplação moral.

De acordo com algumas crenças hindus, corpos celestiais como o sol e a lua emitem energias negativas durante um eclipse, então alguns templos na Índia são fechados para minimizar quaisquer distúrbios.

Astrônomos, no entanto, disseram que não há motivos para preocupações.

“Não há razão para acreditar que luas de sangue pressagiam desgraças”, disse Massey. “Isto não anuncia o apocalipse: ver um eclipse lunar e Marte no céu é algo que as pessoas deveriam aproveitar, ao invés de se preocuparem.”

O próximo eclipse lunar com tamanha duração será em 2123.

(Reportagem adicional de Dan Williams, em Jerusalém, Amr Abdallah Dalsh, no Cairo, Alkis Konstantinidis, no Cabo Sunião, Christopher Pike, em Abu Dhabi, e Colin Packham, em Sydney)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

5 H
  1. Home
  2. noticias
  3. lua de sangue encanta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.