Lucro líquido da Cosan cai 36,9% no 4º tri para R$806 mi com Raízen; recua no ano
Publicada em
SÃO PAULO (Reuters) - O conglomerado Cosan registrou lucro líquido de 806 milhões de reais no quarto trimestre de 2022, queda de 36,9% ante igual período do ano anterior, puxada pelos resultados da companhia de açúcar e etanol do grupo, a Raízen, conforme balanço financeiro divulgado nesta terça-feira.
A Cosan disse, no entanto, que o desempenho da Raízen foi parcialmente compensado por resultados melhores na Compass e Rumo, além do efeito de reavaliação das terras da Radar na Cosan Investimentos.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado somou 4,81 bilhões de reais no intervalo de outubro a dezembro de 2022, alta de 74,2% no comparativo anual.
'(O avanço ocorreu) devido principalmente ao resultado da reavaliação das propriedades agrícolas do portfólio da Radar que totalizou 1,3 bilhão de reais e ao resultado robusto da Rumo', disse a Cosan sobre o Ebitda do período.
Em termos ajustados, o lucro líquido da Cosan atingiu 654,8 milhões de reais no trimestre, aumento de 59,2% comparado ao mesmo período do ano anterior.
A reavaliação das propriedades agrícolas da Radar, bem como o incremento dos resultados da Compass e da Rumo, foram os motivos de aumento para o lucro líquido ajustado da Cosan, afirmou a empresa.
A Raízen, joint venture entre a Cosan e a Shell, já havia divulgado neste mês seu resultado referente ao terceiro trimestre do ano-safra 2022/23, indicando um desempenho negativo.
A receita líquida consolidada pela Cosan no quarto trimestre do ano passado atingiu 41 bilhões de reais, alta de 19,4% no ano a ano.
A geração de caixa para acionistas (FCFE), foi de 9 bilhões de reais no trimestre, 12,9 vezes maior no comparativo anual, 'reflexo da captação dos empréstimos na modalidade 4131 para aquisição das ações da Vale, geração de caixa operacional na Rumo e na Compass e venda dos terminais de elevação portuária T16 e T19 na Rumo'.
RESULTADO ANUAL
Em 2022, o lucro líquido da Cosan caiu 81,4% para 1,176 bilhão de reais. Com ajuste, o resultado também indica queda, mas de 40,2%, para 1,618 bilhão.
Por outro lado, o Ebitda ajustado aumentou 32,9% no ano passado, para 15,76 bilhões de reais, enquanto a receita líquida cresceu 43,4%, a 162,25 bilhões de reais.
(Reportagem de Nayara Figueiredo e Peter Frontini)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO