Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula cobra Anvisa para acelerar aprovação de medicamentos; agência reclama de falta de pessoal

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva  30/07/2024 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 30/07/2024 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Lisandra Paraguassu e Maria Carolina Marcello

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que acelere a aprovação e liberação de novos medicamentos no país.

Em um discurso na inauguração de uma fábrica de medicamentos do laboratório EMS, em Hortolândia (SP), Lula afirmou que esse era um pedido do presidente do laboratório, Carlos Sanchez.

'É preciso a Anvisa andar um pouco mais rápido para aprovar os pedidos que estão lá, porque não é possível o povo não poder comprar remédio porque a Anvisa não libera. É uma demanda que vamos tentar resolver', afirmou.

O comentário não passou despercebido e o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, chamou a atenção em uma carta aberta para a falta de pessoal no órgão para a realização de um trabalho que, segundo Torres, já era responsável pela regulação de 22,7% do PIB há mais de dez anos.

'De lá para cá, o número de servidores somente caiu,

enquanto isso, estima-se que essa parcela do PIB só aumentou', diz o diretor na carta, acrescentando que o atual governo tem sido alertado do problema de pessoal desde o período de transição da gestão passada para esta.

Torres demonstrou especial descontentamento com trecho da fala de Lula em que ele afirma que a agência seria mais célere no dia em que algum parente de funcionário da Anvisa morrer por não ter acesso a um remédio por falta de liberação.

'Ao nos qualificar de pessoas que precisam da dor da morte de entes queridos para fazer o próprio trabalho, equivoca-se o orador, e mesmo não desejando, coloca a população contra a Anvisa, que sempre a defendeu', afirma o diretor.

'A fala, entristece, agride, avilta e, acima de tudo, enfraquece a Anvisa, internamente e no cenário internacional, onde é referência para inúmeros países', pontua, acrescentando que principalmente durante a pandemia de Covid-19 dez

servidoras e servidores da Anvisa 'faleceram trabalhando'.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Maria Carolina Marcllo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. lula cobra anvisa para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.