Lula defende Pochmann no IBGE e diz que Tebet é uma das coisas boas do governo
Publicada em
Atualizada em
(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que não é aceitável tentar se criar 'uma imagem negativa' de seu indicado para o presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, e que o economista é 'um técnico qualificado' que tem 'consciência política'.
'O Marcio Pochmann é um homem 100% íntegro', disse Lula durante live semanal em suas redes sociais.
'Eu queria dizer ao povo brasileiro que se tiver 10 pessoas 100% idôneas neste país, uma é o Marcio Pochmann', acrescentou.
Atual presidente do Instituto Lula e ex-presidente da Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, Pochmann também comandou o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) durante governos petistas e foi alvo de críticas pelo que alguns consideraram uma gestão 'ideológica' da instituição.
Lula descartou que, no comando do IBGE, responsável por exemplo pela medição do IPCA, índice de inflação que baliza a meta buscada pelo Banco Central, Pochmann possa atuar para manipular dados, como chegou a ser aventado por críticos da indicação.
'Os fascistas estão dizendo 'ah, mas ele vai manipular dados a favor do governo'. Vou falar uma coisa para vocês, quem tem uma história nesse país como a que vocês me ajudaram a construir não vai precisar manipular dado para poder fazer as coisas nesse país. Quanto mais verdadeiros forem os dados, melhor para quem governa', assegurou.
Lula disse que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, sabia 'há muito tempo' que seu escolhido para comandar o IBGE seria Pochmann. Na semana passada, Tebet afirmou, horas antes de a escolha de Pochmann ser confirmada, que uma troca no comando do IBGE seria um 'desrespeito' com o atual ocupante do cargo e que não havia discutido o assunto com o presidente.
Após a confirmação da escolha de Pochmann, a ministra disse que acataria qualquer que fosse a escolha de Lula, que se reuniria com Pochmann -- a quem afirmou não conhecer -- e que não faria pré-julgamentos sobre o economista.
O IBGE está subordinado à pasta comandada por Tebet.
'A Simone Tebet sabe que o Marcio Pochmann é o meu escolhido há muito tempo e com toda a clareza ela ponderou que era importante terminar o Censo, fez o Censo, terminou o Censo, agora o Marcio Pochmann toma posse como diretor do IBGE. É só isso', disse Lula em sua live semanal.
Ao mesmo tempo, Lula elogiou Tebet, classificando-a de 'uma das coisas boas que aconteceu no meu governo'.
'Quero só dizer o seguinte: a Simone não tem nada a ver com isso. A Simone é uma das coisas boas que aconteceu no meu governo, ela é de muita qualidade, de muita seriedade e de muito compromisso com esse país', disse.
'Tentaram até inventar briga. 'Porque o Lula passou por cima da Simone, o Lula atropelou'. Primeiro que o presidente nunca atropela, o presidente faz o que tem que fazer. Mas eu não atropelaria porque não é o meu jeito de fazer política', disse.
(Por Fernando Cardoso e Eduardo Simões)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO