Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula demite Nísia e desloca Padilha para o Ministério da Saúde

Placeholder - loading - Nísia Trindade em encontro com diretor-geral da Organização Mundial da Saúde em Brasília 7/2/2024 REUTERS/Ueslei Marcelino
Nísia Trindade em encontro com diretor-geral da Organização Mundial da Saúde em Brasília 7/2/2024 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de substituir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, por Alexandre Padilha, que deixará a Secretaria de Relações Institucionais.

Em nota, o Planalto informou que a posse de Padilha será no próximo dia 6 de março, logo depois do Carnaval.

O substituto de Padilha na SRI, um cargo chave para articulação do governo com o Congresso, não foi anunciado.

De acordo com uma fonte, Lula ainda não decidiu quem ocupará o cargo. Parte do governo defende um integrante do centrão, mas o nome da atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, voltou a ser cogitado, embora tenha crescido a possibilidade do líder do governo na Câmara, o também petista José Guimarães, assumir a pasta.

Guimarães chegou a ser chamado no Planalto no final da tarde para uma conversa com Lula, mas teve que voltar para a Câmara.

A demissão de Nísia era dada como certa dentro do governo, já que a avaliação foi de que a ministra não conseguiu responder bem às demandas do ministério. Em uma pasta que tinha potencial para ser vitrine depois do governo de Jair Bolsonaro e a epidemia de Covid, disse uma fonte, Nísia não conseguiu estabelecer uma marca forte.

Além disso, o governo passou por desgastes como uma epidemia de dengue no ano passado e críticas por ter que descartar vacinas contra a Covid que haviam vencido, além de não avançar na vacinação contra a doença.

Apesar da saída da ministra ser praticamente pública há vários dias, a conversa oficial só aconteceu na tarde desta terça, após, pela manhã, Nísia ter participado de uma cerimônia no Planalto de anúncio da produção de novas vacinas, com um presidente visivelmente desconfortável. Lula não discursou.

A ex-ministra foi chamada ao Planalto novamente no início da tarde, fora da agenda, quando aconteceu a demissão. Logo depois, o presidente chamou Padilha para acertar sua mudança para a Saúde. O novo ministro já ocupou a pasta no governo de Dilma Rousseff, quando foi responsável pela criação do programa Mais Médicos. Agora, Padilha tem a missão de novamente dar uma vitrine para o governo na saúde.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. lula demite nisia e desloca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.