Lula diz que aumento da arrecadação e queda de juros permitirão reduzir déficit
Publicada em
(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que o aumento da arrecadação do governo federal e a queda na taxa de juros permitirão uma redução do déficit nas contas governamentais sem impactar os investimentos públicos.
'Estamos arrumando a casa e colocando as contas públicas em ordem para assegurar o equilíbrio fiscal. O aumento da arrecadação e a queda da taxa de juros permitirão a redução do déficit sem comprometer a capacidade de investimento público', disse Lula durante discurso no Fórum de Investimentos Prioridade 2024, no Rio de Janeiro.
Em abril, a arrecadação do governo federal do governo federal teve alta real de 8,26% sobre o mesmo mês do ano anterior, a 228,873 bilhões de reais, segundo a Receita Federal, marcando o quinto recorde para o mês consecutivo. Os dados da arrecadação de maio ainda serão divulgados mais tarde neste mês.
Por outro lado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, sem sua última reunião no começo de maio desacelerar o ritmo de cortes da taxa básica de juros, a Selic, de 0,50 ponto percentual para 0,25 ponto percentual.
Na semana que vem o colegiado voltará a se reunir para definir a taxa básica e a expectativa de economistas é de novo corte de 0,25 ponto percentual, ainda que o mercado de juros já precifique a manutenção da Selic no patamar atual de 10,50%.
A equipe econômica liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem buscado levar ao Congresso Nacional medidas de aumento da arrecadação em um esforço de reequilíbrio das contas públicas e de cumprir a meta de zerar o déficit neste ano.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Rodrigo Viga Gaier)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO